Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

“Trabalhamos para universalizar o Samu até 2026”, diz ministra Nísia

Wilson Novaes
Serviço foi implementado há 20 anos no país

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, compartilhou na tarde de domingo (28) uma série de postagens em suas redes sociais lembrando os 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela fez menção a medidas tomadas pelo atual governo e destacou uma meta: “trabalhamos para  universalizar o Samu até 2026″.

O Samu foi instituído por Lula no primeiro mandato,  por meio do Decreto 5.055, assinado em 27 de abril de 2004. Desde o início, ficou estipulado o número de telefone 192 para receber os pedidos de atendimento. Atualmente, também é possível requisitá-lo por meio do aplicativo Chamar 192. O custeio das operações é dividido entre município, estado e União.

A garantia da cobertura do Samu para 100% da população até o final de 2026 já havia sido incluída como meta no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que envolve um conjunto de investimentos com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico do país e a inclusão social. Coordenado pelo governo federal, ele engloba verbas da União e também recursos provenientes de parcerias com o setor privado, estados, municípios e organizações sociais. No eixo saúde, foi previsto um aporte de R$ 31,5 bilhões até 2026.

Deixe um comentário