Principais Notícias
Reconhecimento facial efetua prisão de foragido da Justiça no São João de Jequié; na Bahia foram 45 prisões

A Operação São João 2026 resultou até quarta-feira (24), na prisão de 45 foragidos da Justiça com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia. O balanço parcial, divulgado nesta quinta-feira (25), também aponta redução de acidentes nas rodovias estaduais durante os festejos.
As prisões ocorreram em 24 municípios, entre eles Itapé, Itororó, Gandu, Jequié, Salvador, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus. Os capturados respondiam por crimes como homicídio, estupro, tráfico de drogas, receptação, furto, porte ilegal de arma e dívida de pensão alimentícia. A operação contou com o apoio de 13 novas Plataformas de Observação Elevadas, equipadas com nove câmeras cada.
Operação São João: CIPRv/Itabuna registro Zero Mortes nas rodovias estaduais

Agersa aprovou o reajuste de 3,57%, que será aplicado nas contas de água da Embasa a partir de 20 de julho

Lula escolhe Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.
A senadora assumirá o cargo com a missão, segundo Lula, de articular a aprovação de duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que são prioritárias para o governo sobre o fim da escala de trabalho 6×1 e a chamada PEC da Segurança Pública.
“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, disse Lula no X (antigo Twitter).
Teresa é vista como uma congressista com boas relações com oposição e governistas. Ela também está na metade do seu mandato de oito anos no Senado e não será candidata nas eleições deste ano, o que garante maior tempo para se dedicar à função de liderança na Casa.
“Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a Liderança do Governo no Senado. Conversamos nesta manhã, quando afirmei que assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”, afirmou a senadora em suas redes sociais.
O MELHOR DAS FÉRIAS É NA SÃO JOSÉ VILA GOURMET!

As férias ficam ainda melhores na São José Vila Gourmet! Venha curtir momentos inesquecíveis no cinema com os sucessos em cartaz: Toy Story 5, Mestres do Universo, Todo Mundo em Pânico 6 e Supergirl.
E as novidades não param por aí! Já estão disponíveis as pré-vendas para Minions & Monstros, Moana (Live-Action) e Homem-Aranha: Um Novo Dia. Garanta já seus ingressos, reúna a família, escolha a pipoca favorita e aproveite o melhor das férias na São José Vila Gourmet!
Na São José Vila Gourmet você encontra diversão para toda a família: As crianças contam com um Espaço Kids completo, com simuladores infantis para crianças entre 3 e 12 anos, atividades de pintura e muita diversão. Tudo isso em um ambiente climatizado, com estacionamento coberto, acessibilidade, mercado, padaria, confeitaria, praça de alimentação, pizzas, chopp e um cinema moderno com duas salas equipadas com tecnologia de ponta.
São José Vila Gourmet: tudo o que você procura em um só lugar.
Garanta seus ingressos e sua pipoca!
Disponível na bilheteria, no terminal de autoatendimento ou pelo site veloxtickets.com
Saiba mais através das redes sociais:
Instagram: @saojosevilagourmet
Facebook: São José Vila Gourmet
10ª edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA reunirá 32 seleções no Brasil em 2027

Falta exatamente 1 ano para o pontapé inicial da Copa do Mundo Feminina. O torneio começa em 24 de junho de 2027 no Brasil e será uma competição histórica. A 10ª edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA e a primeira no Brasil e na América do Sul. Além disso, será a última competição com 32 equipes. A partir de 2031, o torneio será ampliado para 48 seleções.

A Seleção Brasileira chega em busca do título inédito.A melhor campanha verde e amarela é o vice-campeonato em 2007, na China, quando o Brasil foi derrotado pela Alemanha na decisão.
O técnico brasileiro é Arthur Elias, multicampeão pelo Corinthians e que está à frente da equipe nacional feminina desde setembro de 2023. Ele tem a missão de reestruturar o time, mesclando novos nomes e jogadoras consagradas. No ranking de junho da Fifa, que tem a Espanha na liderança, o time nacional aparece em sétimo.
Nomes como a atacante Tainá Maranhão, do Palmeiras, são peças fundamentais para colocar o Brasil entre as melhores seleções. Com 21 anos, ela marcou o primeiro gol com a camiseta principal do Brasil em fevereiro contra a Costa Rica. Mas o auge da jovem talentosa foi o gol que ajudou a virada canarinho por 2 a 1 sobre os Estados Unidos em junho em São Paulo.
Disputas em oito estádios
As cidades-sede do torneio serão Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Río de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera).
A fase de grupos ocorrerá de 24 de junho a 8 de julho de 2027; as oitavas de final, entre 10 a 13 de julho, quartas de final serão 16 e 17 de julho, as semifinais entre nos dias 20 e 21 de julho. A disputa de 3º Lugar está marcada para 24 de julho e a grande final será em 25 de julho de 2027.
‘Garis e margaridas mostram o quanto seus trabalhos são essenciais em apenas dois dias de greve’, diz SindilimpBA

Bastaram apenas dois dias de greve para a sociedade brasileira entender que a atuação dos garis e margaridas é essencial para todas as cidades. Mesmo com a pressão voltada para o Senado Federal, onde o alvo da greve nacional está: o PL 4146, que regulamenta a profissão dos trabalhadores da limpeza urbana em todo o país e estabelece direitos trabalhistas, a greve acabou. Na quarta-feira (24), o SindilimpBA reafirmou a luta pelo PL e que o fim da paralisação no Brasil foi uma decisão da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio da CUT e Comissão Nacional de Greve dos Garis e Margaridas devido ao apelo social. Além de representar um passo fundamental para garantir dignidade, valorização profissional, piso salarial nacional e melhores condições de trabalho”, salienta a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, munida da nota da comissão nacional.
De acordo com a circular, “em apenas dois dias de greve nacional, a categoria deu uma demonstração histórica de força, unidade e capacidade de mobilização. A paralisação alcançou sete capitais — Brasília, Vitória, São Luís, Maceió, Cuiabá, Salvador e Natal — além de dezenas de municípios em todas as regiões do Brasil, mostrando que os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana não estão isolados, não são invisíveis e não aceitarão mais ser tratados como categoria secundária”.
Para os sindicalistas, a conclusão é que “os garis e margaridas conseguiram levar sua pauta ao centro do debate público nacional e mostrar que não há cidade funcionando sem limpeza urbana, coleta, varrição, conservação e todos os serviços essenciais prestados diariamente por essa categoria”.
Os trabalhadores seguem em estado de mobilização permanente, organizados nacionalmente e prontos para retomar novas formas de luta, caso o Senado continue ignorando o projeto. “A suspensão da greve também leva em consideração a população brasileira, que sentiu os impactos da paralisação justamente porque o trabalho dos garis e margaridas é essencial para o funcionamento das cidades. Essa mesma população compreendeu, apoiou e reconheceu a justiça da luta da categoria”.
Dois homens e uma mulher morrem após embarcação naufragar em barragem na zona rural de Maracás

A Delegacia Territorial de Maracás apura uma tragédia ocorrida na zona rural do município de Maracás, na Lagoa dos Barros, região de Capivaras. Dois homens, uma mulher e uma criança passeavam num barco que afundou. A mulher buscou retirar o menor da água, conseguiu acessar a margem da barragem mas, em seguida não resistiu ao esforço e evoluiu a óbito. A criança foi retirada com vida e encaminhada ao Hospital Municipal Álvaro Bezerra, em Maracás.
A mulher era cunhada dos dois homens, os irmãos, Dinho e Cleidinho, que desapareceram nas águas, após o naufrágio. Equipes do Corpo de Bombeiros, ao serem informadas da ocorrência foram para a área e iniciaram as buscas pelos corpos, que foram interrompidas no final da tarde, para serem retomadas na manhã desta quinta-feira (25). pelo Corpo de Bombeiros, O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também foi acionado, encaminhou equipe ao local, mas as vítimas fatais já estavam sem sinais. Policiais militares, civis e do DPT também trabalharam no local.
Plantão da DPE/BA em Jequié ultrapassa 360 atendimentos e reforça diálogo institucional no quinto dia de atuação

O Plantão Integrado de São João da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) em Jequié chegou ao quinto dia de atuação nesta terça-feira (23) com importantes agendas institucionais e a marca de mais de 360 pessoas alcançadas diretamente desde o início das atividades, no último dia 19 de junho.
A programação contou com a presença da defensora pública geral, Camila Canário, que participou de uma série de atividades voltadas ao fortalecimento das parcerias institucionais e ao acompanhamento das ações desenvolvidas pela Defensoria durante os festejos juninos no município.
A agenda teve início com uma reunião entre a DPG e o prefeito de Jequié, Flavinho Santana, ocasião em que foram discutidas iniciativas voltadas à promoção dos direitos humanos e ao fortalecimento da atuação conjunta entre a Defensoria e a gestão municipal durante grandes eventos populares.
Durante o encontro, Camila Canário agradeceu o apoio dado pelo município à atuação da Defensoria no São João. “Agradecemos pela receptividade, pela estrutura que a prefeitura cedeu à Defensoria Pública para que a gente pudesse proporcionar o alcance dos nossos serviços e por fazer essa festa junina acontecer em Jequié de maneira tão bonita”, destacou a defensora-geral.
Camila Canário participou de um passeio na tradicional Marinete do Forró ao lado do secretário municipal de Cultura, Domingos Ailton. A atividade possibilitou à defensora conhecer mais de perto a estrutura dos festejos e as iniciativas culturais desenvolvidas pelo município para valorizar as tradições juninas, além de conhecer de perto o trabalho da sanfoneira-mirim Pérolla Bulhões.
Já no período da noite, a defensora-geral percorreu o circuito oficial do São João e visitou o estande da DPE/BA instalado na Praça Rui Barbosa, um dos principais palcos dos festejos em Jequié. No local, acompanhou o trabalho realizado pelas equipes da instituição, que seguem atuando na orientação jurídica, educação em direitos e articulação da rede de proteção durante toda a festa.
Desde o início do plantão em Jequié, a Defensoria já alcançou diretamente mais de 360 pessoas por meio de ações de conscientização, orientações e atendimentos realizados nos espaços festivos.
Ao longo dos cinco dias de atuação, a instituição também assegurou direitos de pessoas com deficiência, auxiliou crianças encontradas desacompanhadas ou sem identificação, além de realizar vistorias em camarotes, unidades de saúde, delegacias e estabelecimentos prisionais, reforçando seu compromisso com a garantia de direitos e a proteção integral da população durante os festejos.
O Plantão Integrado de São João da DPE/BA em Jequié teve continuidade até esta quarta-feira (24), último dia das celebrações juninas no município, com equipes mobilizadas para garantir que a população possa aproveitar a festa com segurança, cidadania e respeito aos direitos humanos.
Jaques Wagner deixa a liderança do governo no Senado Federal

Após uma conversa nesta quarta-feira (24), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Jaques Wagner (PT-BA) deixou o cargo de líder do governo no Senado.
“Acabei de ter uma ótima reunião com o presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal. Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição, junto com Rui Costa, para o Senado”, declarou Jaques Wagner nas redes sociais.
Wagner foi alvo da Operação Compliance Zero, que apura supostas irregularidades envolvendo o Banco Master, de Daniel Vorcaro. O político baiano está proibido de manter contato com “gerentes, administradores, corretores, funcionários, engenheiros, arquitetos ou quaisquer colaboradores” das empresas MD BA Parque Florestal Construções e Grupo Moura Dubeux. As duas companhias estão associadas ao condomínio Poème Horto, onde fica o apartamento que teria sido supostamente pago pelo Banco Master.
Além disso, o senador está impedido de exercer atividades de “gestão, administração, representação, consultoria, contratação, intermediação ou negociação” com pessoas jurídicas implicadas na investigação.
Operação
Os investigadores suspeitam que Jaques Wagner tenha recebido vantagens indevidas em troca de atuação política favorável aos interesses da instituição financeira no Congresso Nacional.
Entre os benefícios sob apuração estão um apartamento em Salvador, repasses que somariam R$ 3,5 milhões por meio de uma empresa ligada a familiares do senador, além do uso de aeronaves e ingressos para shows. A Polícia Federal apura se o parlamentar utilizou a influência do cargo para beneficiar o banco.
De acordo com a Polícia Federal, os fatos investigados podem configurar os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O inquérito permanece em andamento e, até o momento, não há denúncia formal nem condenação contra Jaques Wagner ou os demais investigados.
Seleção Brasileira avança como primeiro do grupo C para a fase de mata-mata da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira encaminhou nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadiumem em Miami, a sua classificação em primeiro lugar para a fase de mata-mata da Copa do Mundo, na condição de líder do grupo C. Na partida de fechamento da fase de grupos, a equipe brasileira venceu a Escócia por 3 a 0.
Vini Jr marcou os dois primeiros gols, ambos no primeiro tempo, chegando a quatro nesta edição do Mundial. No segundo tempo, Matheus Cunha fechou o placar, aproveitando uma das duas assistências de Bruno Guimarães na partida.
O jogo da classificação marcou ainda a estreia de Neymar Jr. na Copa do Mundo de 2026, a quarta de sua carreira. Ele jogou por cerca de 20 minutos no segundo tempo, quando o 3 a 0 já estava construído. O jogador Endrick, uma das apostas do torcedor brasileiro, também teve oportunidade de jogar na etapa final da partida.
Agora, a Seleção Brasileira aguarda o segundo colocado do grupo F para conhecer seu adversário na segunda fase (ou 16-avos de final), podendo ser Holanda, Japão ou Suécia, definição que será conhecida com os jogos do grupo que acontecem nesta quinta-feira (25). O próximo jogo da Seleção Brasileira, será na segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), em Houston.
São João se consolida como a grande festa popular das cidades da Bahia

O São João se consolidou definitivamente como a maior festa popular da Bahia e o verdadeiro “Carnaval do Interior”. A celebração tornou-se um megaevento estratégico, movimentando bilhões de reais, atraindo milhões de turistas e impulsionando a economia, o comércio e a geração de empregos em centenas de municípios baianos.
A festa proporciona um impacto econômico na metade do ano, movimentando receitas que ultrapassam os R$ 2 bilhões e fortalece a Bahia como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Maioria das cidades do estado montam estratégicas que vão da ocupação das redes, comercialização de produtos e serviços, gerando dezenas de milhões de reais em negócios locais.
O São João foca na valorização não apenas pelos grandes shows, mas pelo fomento ao forró tradicional e à cultura “raiz” (baião, xaxado e pé-de-serra).
Acidentes com fogos caem pela metade na Bahia; quatro atendimentos no HGPV em Jequié

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), revelam que até a manhã de terça-feira (23), os hospitais estaduais da Bahia registraram 14 ocorrências ligadas aos festejos juninos – 11 por explosões de bombas e três por queimaduras. O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, concentrou nove atendimentos; em Jequié, o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) registrou três casos; já o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) contabilizaram um atendimento cada.
Apesar da intensa fiscalização e campanhas robustas de conscientização, acidentes com fogos de artifício e fogueiras seguiram ocorrendo durante o São João da Bahia – ainda que em menor número. Para dar conta dessas e outras ocorrências típicas da festa, a Sesab montou uma operação especial com investimento de R$ 8,8 milhões.
Desde o dia 19, estão em funcionamento 4.772 plantões extras em unidades de saúde – 28% a mais do que em 2025 –, sobretudo nos hospitais que possuem Centros de Tratamento de Queimados (CTQ) em Salvador, Santo Antônio de Jesus e Barreiras. A estrutura inclui ainda 16 postos de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) espalhados pelo estado, onde já foram realizados mais de 44 mil exames.
Outra ação que está fazendo parte da estratégia da Sesab são os 16 postos de testagem rápida de ISTs espalhados pelo estado – montados em Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibiúi, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha –, que até a manhã de terça, já realizaram 44.615 exames, dos quais 500 apresentaram resultado positivo: 458 para sífilis, 17 para HIV, 16 para hepatite C e nove para hepatite B.