Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Última campanha de vacinação contra Febre Aftosa no Estado foi assunto em destaque na JRTV Web

Wilson Novaes
Wanderley Lauria, médico veterinário do escritória da ADAB no Território Regional de Jequié

 

A última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia será encerrada no dia 30 de Abril e será um marco histórico na defesa agropecuária do Estado. A etapa marca o fim de 146 ciclos de imunização dos rebanhos bovino e bubalino, estimados em cerca de 13 milhões de cabeças em todo o território baiano, sendo o 7º colocado no ranking nacional. Desde 1968 os produtores vacinam seus rebanhos na Bahia e nos últimos 20 anos, os índices vacinais estiveram acima dos 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Esse foi um dos temas debatidos na entrevista com o médico veterinário Wanderley Lauria, da ADAB/Regional de Jequié, no Podcast Hora de Notícias, do Blog Jequié Repórter/TV Web, apresentado por Wilson Novaes, Ari Moura e Leo Novaes e retransmitido pela Agencia AM de Notícias (a-moura.net) e Rádio Cidade FM 104,9.

Para esta última etapa histórica, a expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), é vacinar 100% dos rebanhos bovino e bubalino. Os produtores terão até o dia 17 de Maio para declarar a vacinação e informar a geolocalização das propriedades pelo site www.adab.ba.gov.br ou em um dos 376 escritórios da Agência nos 27 Territórios de Identidade.

Zona Livre Sem Vacinação: Antes mesmo do início da última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, equipes da Adab já estão executando a vigilância sorológica, visando demonstrar a ausência do vírus da Febre Aftosa na Bahia. A ação compõe o Plano de Vigilância do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), para o ano de 2024, cujo objetivo principal é comprovar que a Bahia tem condições para pleitear a Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

 

Deixe um comentário