Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Projeto de extensão busca democratizar o ensino em Química

Wilson Novaes
Crédito: Ascom/Uesb

 

Aprender química de um jeito mais leve, essa é uma das ideias desenvolvidas pelo Laboratório de Divulgação Química do Sudoeste da Bahia (Ladiq), em Jequié. O projeto de extensão, coordenado pelos professores Renê Alexandre Giampedro e Alcione Torres Ribeiro, visa popularizar, divulgar e conscientizar sobre a importância da Química na sociedade.

No Laboratório, são desenvolvidas atividades que buscam desmistificar os preconceitos existentes ao redor dessa ciência, estabelecendo uma relação mais estreita entre os fenômenos naturais que aparecem nos materiais didáticos e o que se ensina em sala de aula.

As ações desenvolvidas no projeto buscam, também, motivar o público de diversos níveis de escolarização, não sendo necessário que o aluno já tenha frequentado aulas de Química, Física ou Geociências, promovendo assim a alfabetização científica. O debate também é tratado como prioridade. São realizados fóruns permanentes de discussão sobre o ensino formal e não formal da ciência, fortalecendo a formação de futuros cientistas.

O projeto vai onde é solicitado, seja em escolas públicas ou particulares, bem como outras instituições que buscam demonstrações químicas, experimentos, palestras e demais atividades relacionadas ao campo de atuação. O Ladiq também recebe visitas nas instalações da Uesb, em laboratórios de Química, Biologia, Geociências e Física e em vários outros locais, como a biblioteca e auditórios.

Podem fazer parte do projeto alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Química, na função de monitor, ou qualquer outra pessoa que tenha interesse na área. O funcionamento do Laboratório é semanal, todas às sextas-feiras, no período da tarde. Durante a semana, os colaboradores, monitores e coordenadores realizam um revezamento para atender as demandas que vão surgindo ao longo

Texto:  Gabriel Goes/Uesb

Deixe um comentário