Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Entenda as regras das eleições proporcionais em 2024; as probabilidades de preenchimento das 19 cadeiras na Câmara de Jequi[e

Wilson Novaes
Foto:Reprodução

 

Vamos entender como funcionam os principais pontos da Resolução 23;677/2021, que regulamenta o critério das eleições proporcionais, para a composição das vagas nas Câmaras de Vereadores do pais.

Vamos inicialmente tratar da questão de vagas em disputa, que em Jequié, são 19 cadeiras a serem preenchidas, conforme estabele define a lei orgânica do município.

Nas eleições proporcionais, assim como nas majoritárias, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatas e candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias.

quociente eleitoral é determinado pela divisão da quantidade de votos válidos apurados pelo número de vagas a preencher. Para o cálculo, despreza-se a fração, se igual ou inferior a 0,5, ou arredonda-se para um, se superior.

quociente partidário é o resultado do número de votos válidos obtidos pelo partido dividido pelo quociente eleitoral (desprezada a fração). O total corresponderá ao número de cadeiras a serem ocupadas pela legenda.

Com base nos cálculos, o partido ou a federação verifica os candidatos mais votados nominalmente para o preenchimento das vagas. Serão eleitas e eleitos somente aqueles que tiverem votos em número igual ou superior a 10% do quociente eleitoral (QE). Serão esses que vão ocupar as vagas a que o respectivo partido ou federação tem direito. Se houver sobras de vagas, elas serão distribuídas pelo cálculo da média de cada partido ou federação.

Probabilidades de eleições em 2024, para a Câmara de Vereadores de Jequié, de acordo com as vagas de cada Federação e Partido:

Tomando por base as votações obtidas em 2020, pelos 19 vereadores eleitos, que buscam as suas reeleições e, 6 de outubro deste ano, 14 deles, filiados a novas siglas partidárias, as probabilidades até aqui são as seguintes:

Federação PT/PCdoB/PV – Chance de 02 vagas

Ramon Fernandes (PT)

Marcos do Ovo (PV)

Lucas Tocha (PV)

Diego Santos (PCdoB)

Federação PSDB/Cidadania – Chance 01 vaga

Duda Simões

Solidariedade – SD – Chance 02 vagas

Marcinho Melo

Roque Silva

André Sintracal

Roberto Pina

PP – Chance 04 vagas

Walmiral Marinho

Bui Bulhões

Joaquim Caires

Júnior Braga

Aroldo Brito

Helder da Agrorural

UB  – Chance  02 vagas

Gutinha

Colorido

San David

Matheus Budega

Márcia de Xexeu

Republicanos – Chance 01 vaga

Soldado Gilvan

Ziel

Juarez da Universal

Roberta Alzoubel

PDT – Chance 01 vaga

Tinho

Professora Cida

Franco

Lucas França

PSD – Chance 03 vagas

Ivan do Leite

Sidney Magal

Moana Meira

João Paulo-JP

Eduarda Costa

MDB – Chance 01 vaga

Pedro Correria

Beto da Lalá,

Reginaldo Barros

Manoel Assis

Avante – Chance 01 vaga

Poliana Leandro

Zé Biu

PL – Chance 01 vaga

César Valverde

Urbano

Arlécio

A observação que fazemos é que as chances de número de cadeiras por cada Federação ou Partido pode ser para mais ou para menos. Podem surgir inclusive em 02 ou 03 “candidatos surpresas”, que a depender das articulações, apoios e votos recebidos podem vir a ser eleitos, resultando na redução das probabilidades de reeleições.

Deixe um comentário