Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Comissão de Infraestrutura da ALBA volta a discutir mobiliação para a CPI da ViaBahiaA

Wilson Novaes
Foto: Reprodução/arquivo

 

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, na quarta-feira (17), a realização de audiência pública conjunta na embaixada do Canadá, em Brasília, para tratar do descumprimento de contrato por parte da ViaBahia, concessionária que administra o trecho da BR-324 que liga Salvador a Feira de Santana, e da BR-116 que une Feira de Santana à divisa de Minas Gerais.  Os membros da Comissão também definiram participação em Brasília, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara dos Deputados, de audiência pública, para exigir que a ViaBahia cumpra as obrigações assumidas no contrato de concessão.

A proposta de realização de audiência sobre a ViaBahia, na embaixada do Canadá, foi do deputado Eduardo Salles (PP), presidente da comissão. O problema da concessionária Via Bahia foi a tônica da reunião, na qual os parlamentares colocaram a necessidade e urgência para a solução da questão. A audiência a ser realizada em Brasília, será realizada em parceria com as comissões de Agricultura e Política Rural e de Defesa do consumidor e Relações de trabalho em Brasília. Na ocasião, os legisladores apresentarão os documentos que apontam o não cumprimento do contrato da empresa controlada pelo fundo canadense PSP Investments, única acionista da Holds transportation, proprietária de 94,7 % da concessionária.

Foi citado que a concessionária tem prejudicado não só a Bahia, mas todo o Brasil já que a BR-116 é um dos principais eixos de ligação Norte ao Sul do país, e a concessão acabou deixando o estado de fora das duplicações realizadas pelo Governo Federal.  Acidentes causados pela falta de manutenção nos trechos sob a responsabilidade da ViaBahia foram relatados pelos legisladores. Sendo apontada as cobranças de duplicação da BR-116, desde a ponte do Rio Paraguaçu até a divisa com Minas Gerais, com ênfase no trecho da Serra do Mutum, que vai de Jaguaquara a Jequié. Recentemente a ViaBahia anunciou a instalação de  mais de 150 câmaras com inteligência artificial nas BRs 324 e 116 para flagrarem motoristas sem cinto de segurança ou falando ao celular  enquanto deixa sem dar atenção  as maiores causas dos acidentes que são as péssimas condições das vias.

Deixe um comentário