O próximo feriado a ser comemorado em Jequié, é de caráter municipal, o 13 de junho, Dia de Santo Antonio – Padroeiro da cidade.
O Dia do Padroeiro de Jequié, este ano cai numa sexta-feira. Para a data festiva católica, está programada na Catedral de Santo Antonio, Missa Festiva às 7h, presidida pelo Padre Roberto Oliveira Silva, Pároco da Catedral; às 10h, Missa Solene, celebrada por Dom Rubival Cabral Britto, Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa; 16h, Missa de Encerramento , celebrada por Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, Bispo da Diocese de Jequié e às17h, a tradicional Procissão pelas principais ruas do centro da cidade e, no encerramento show com a cantora Aline Brasil.
No mesmo mês de junho, dia 19, uma quinta-feira, acontece o feriado nacional de Corpus Christi. O governo já estabeleceu que o dia 20 de junho, sexta-feira, será ponto facultativo na administração pública federal, o que poderá ser acompanhado por estados e municípios. O mês de Junho, ainda tem como referência as comemorações do São João, que deve este ano ter programação festiva de 20 a 24.
A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) estabelece que “é vedado o trabalho em dias feriados nacionais e feriados religiosos”. Nos casos de necessidade de trabalho, a remuneração precisa ser acordada com “entre empregadores e empregados em acordo ou os respectivos sindicatos em contrato coletivo de trabalho”, diz a lei.
Já pontos facultativos não são obrigatoriamente dias de descanso remunerado para trabalhadores da iniciativa privada. Cabe ao empregador decidir se vai dispensar ou não os empregados. E o empregador pode pedir que o dia seja compensado posteriormente. Outra opção é que haja desconto do banco de horas do funcionário, mas em acordo prévio com os trabalhadores.
Agora, se a empresa optar, por conta própria, por não abrir ou não realizar atividades em determinado dia e não tiver feito acordo com os funcionários antes da decisão, ela não pode descontar o dia do trabalhador.
No mês de Julho, dia 2 (quarta-feira), temos o feriado estadual comemorativo a data de Independência da Bahia.
O Dia do Evangélico em Jequié – 20 de agosto, feriado municipal estabelecido pela Lei 2053/2018, celebrado nas igrejas e, com evento público organizado pela Ordem dos Pastores Evangélicos de Jequié (OPEJ) com o apoio da Prefeitura Municipal, geralmente na Praça da Bandeira e na Praça da Bíblia, em Jequiezinho.
- 12 de outubro (domingo), Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
- 25 de outubro (sábado), Aniversário de Jequié (Feriado Municipal);
- 28 de outubro (terça-feira), Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo)
- 2 de novembro (domingo), Finados (feriado nacional);
- 15 de novembro (sábado), Proclamação da República (feriado nacional);
- 20 de novembro (quinta-feira), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
- 24 de dezembro (quarta-feira), Véspera do Natal (ponto facultativo após as 13 horas);
- 25 de dezembro (quinta-feira), Natal (feriado nacional);
- 31 de dezembro (quarta-feira), Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 13 horas).