A cidade de Salvador está vivendo um bom momento econômico nas últimas décadas, o que tem impulsionado diversos mercados.

Com isso, o ramo de automóveis da cidade está cada vez melhor e gerando mais lucros e oportunidades. Quem está à procura de carros usados para vender em Salvador já notou que as opções disponíveis aumentaram, assim como os preços. O aumento no valor dos carros usados acontece por diversos motivos, que vão desde a alta demanda por este tipo de automóvel até o aumento nos juros de financiamento. Apesar da alta nos preços, a demanda por carros seminovos continua alta e o ramo está apresentando ótimos números nos últimos anos.
Mas afinal, porque o preço dos carros usados está mais caro? Se você quer saber a resposta para essa pergunta, continue lendo este artigo!
Aqui, vamos mostrar para você um panorama atual do mercado de seminovos e os motivos da alta valorização!
Aumento na taxa de juros
Nos últimos anos, a taxa de juros no Brasil aumentou consideravelmente, o que afetou diversos mercados, incluindo o automotivo. Com isso, o preço dos carros usados aumenta, e os valores vão depender do novo ajuste nesta taxa de juros. Vale ressaltar que também é possível que os juros caiam, e com isso, a tendência é que os modelos seminovos também fiquem mais baratos.
Alta demanda
O mercado de carros usados em Salvador passou por um grande aumento de uns tempos para cá, o que aumentou a demanda por este tipo de veículo. Com uma demanda alta, os preços também sobem, tendo em vista que muitos lojistas querem aumentar os seus lucros na época em que podem vender mais. Vale ressaltar que carros mais novos, que têm entre 3 ou 4 anos costumam ter valores mais altos ainda, pois a sua demanda também é alta, porém, a oferta é mais baixa.
Preços melhores
Atualmente, o valor de um carro 0km está bem alto, muito por conta da inflação falada acima, o que faz com que muitas pessoas comecem a procurar por opções mais em conta. Com isso, o mercado de carros seminovos acaba sendo a opção perfeita, tendo em vista que tem preços mais baixos do que os modelos novos. Além disso, a variedade também costuma ser maior do que dos modelos saídos direto de fábrica e não é raro encontrar modelos bons com pouco tempo de uso para comprar por valores acessíveis.
Apesar disso, sempre faça uma boa pesquisa antes de comprar um carro e tome cuidado com golpes ou veículos que estão em más condições.
Menos carros usados no mercado
O mercado automotivo foi fortemente afetado pela pandemia de covid-19 e os reflexos negativos podem ser vistos até hoje em todo o Brasil. O fechamento de fábricas e a interrupção na fabricação fez com que muitas montadoras tivessem que correr atrás do prejuízo quando as coisas voltaram ao normal no mundo. Com isso, aconteceu uma escassez de veículos novos no mercado, o que diminui a quantidade desses automóveis para vender.
Com menos opções, muitos compradores ou interessados migraram para o ramo de veículos usados, o que aumentou a demanda e, como consequência, elevou os preços.
Financiamento acessível
Por último, mas não menos importante, o financiamento para adquirir um carro no Brasil está mais acessível. Aliás, muitos bancos oferecem condições especiais e mais baratas para quem quer investir em um veículo usado. Com a praticidade para garantir um financiamento, a demanda por veículos seminovos ficou maior, o que gerou uma valorização no mercado em geral.
Conclusão
Apesar do preço alto dos carros usados, este ramo está apresentando uma ótima oportunidade para quem está procurando um veículo com valores mais em conta em Salvador. Para quem quer vender, é ainda melhor, tendo em vista que os lucros podem ser ainda maiores do que antes. Vale ressaltar que a procura por carros usados não é uma tendência só em Salvador, mas sim em todo o Brasil, o que acabou transformando o mercado nos últimos anos.
E você, o que está achando do aumento do preço dos carros seminovos? Conta a sua opinião pra gente nos comentários!