Publicidade

Publicidade

Publicidade

Seminário debaterá pela primeira vez em Jequié uso da Cannabis Medicinal

 

Organizado pela empresa Maná Pharma, estará acontecendo neste sábado (10), das 8h às 17h, no Auditório Waly Salomão, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o “1º Seminário Cannabis Medicinal – Ciência, Saúde e Mercado”. O evento reunirá profissionais de saúde, médicos, pesquisadores, pacientes, empresários e autoridades públicas em um espaço de diálogo, multidisciplinar sobre os avanços científicos, desafios regulatórios e o impacto social da cannabis medicinal no Brasil.

 

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)  aprovou na terça-feira (6), o Projeto de Lei que cria a Política Estadual de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à Base de Canabidiol (CBD) no Sistema Único de Saúde (SUS) da Bahia. Agora o projeto, que é de autoria do deputado Euclides Fernandes (PT), segue para a sanção do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Segundo o texto do projeto, o objetivo do CBD é garantir o acesso gratuito, de forma segura e regulamentada, a medicamentos à base de canabidiol para pacientes com prescrição médica.

Os medicamentos a base da substância são usando para o tratamento de pacientes que possuem alguma doença ou condição que não tem cura, como por exemplo epilepsia refratária, Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla, autismo, dores crônicas, entre outras. Além de criar o CBD, o projeto também prevê campanhas educativas sobre o uso de medicamentos a base de canabidiol, promovendo ainda a capacitação de profissionais da saúde.

Durante a votação, ficou entendido que o projeto de lei significa um avanço no direito à saúde e na promoção de uma políticas públicas para o oferecimento de medicamentos e tratamentos pelo SUS. Assim, o projeto beneficia famílias de classes sociais mais baixas, que enfrentam essas doenças, mas não tem condições de pagar por essas terapias.

Deixe um comentário