Publicidade

Publicidade

Seminário da Fundação José Silveira/Santa Casa de Jequié debate resultados de pesquisa sobre garantia de direitos da criança e do adolescente

 

A criança e o adolescente são considerados vulneráveis porque são influenciados mais facilmente pelo meio em que vivem, já que não estão em plena capacidade de entendimento das consequências de seus atos. O vulnerável é aquele que se encontra em situação sujeita a risco e/ou a dificuldade, temporária ou permanente, coletiva ou individual e, portanto, deve ter proteções legais para minimizar sua desigualdade.

Com base nessa garantia constitucional, a Fundação José Silveira, por meio do Programa Acolher e da Santa Casa de Jequié, realizou em Jequié, na quarta-feira (8), no auditório do Hotel Granterrara, Seminário Diagnóstico do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento subdividido em mesas redondas, foi prestigiado por público de cerca de 350 pessoas. A enfermeira Josana Santos, abriu o evento enfatizando o objetivo de contribuir para melhoria da atenção prestada a crianças e adolescentes em situação de violência, a instituição realizou a Pesquisa Diagnóstico da Rede de Atenção à Criança e Adolescente de Jequié.

Avaliando o tema abordado, a gestora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico e Inovação da Fundação José Silveira, Leila Brito, comentou a importância do Seminário no mapeamento dos equipamentos sociais que a integram a Rede “um passo essencial para o fortalecimento e atuação integrada de todos os envolvidos na garantia de direitos e proteção das crianças”. Estiveram presentes Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e  UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,

A gestora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico e Inovação da Fundação José Silveira, Leila Brito, comentou a importância do Seminário Diagnóstico do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente que acontece em Jequié nesta quarta-feira (8), “os desafios apontados pelo diagnóstico evidenciam a necessidade urgente de fortalecer o trabalho em rede para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. É fundamental que haja articulação entre os diversos setores envolvidos, com fluxos definidos para garantir acolhimento e proteção adequados”.

O tema debatido no Seminário demonstrou o comprometimento da Fundação José Silveira/Santa Casa de Jequié, com a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas, a partir do desenvolvimento e análise dos resultados da pesquisa para fortalecer e melhorar a atuação dos serviços de proteção às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência.

 

Deixe um comentário