
Circulam nas redes sociais informações de que a camisa número 2 da seleção na Copa de 2026 será predominantemente na cor vermelha. O assunto que obteve de imediato grande repercussão, também está envolvido em críticas e muita polêmica. A escolha, inédita na história do Brasil no torneio, levantou a curiosidade do torcedor e dividiu opiniões. Mas, afinal, o que diz o estatuto da CBF sobre o tema?
O estatuto da Confederação Brasileira de Futebol-CBF, dedica o capítulo 3 para os símbolos da entidade. No caso, a bandeira, o emblema oficial e os uniformes. E o inciso 3 do artigo 13 é bem claro em relação às cores que podem ser usadas. O vermelho não está entre elas. Ou seja: a CBF precisaria alterar o próprio estatuto para levar à frente esta iniciativa.
De acordo com o texto, os uniformes seguirão as cores existentes na bandeira da CBF. Elas são as mesmas da oficial do Brasil: verde, amarelo, azul e branco.
O documento pondera que não é preciso conter todas as cores num mesmo uniforme. E abre uma exceção para outras colorações: desde que sejam usadas em edições comemorativas. Um exemplo foi a camisa preta vestida especialmente para o amistoso contra a Espanha, realizado em março de 2024 e transformado em ação das duas seleções contra o racismo.