O ex-jogador de futebol e empresário Ronaldo Fenômeno anunciou na segunda-feira (16) o desejo de ser o próximo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
O atual mandato de Ednaldo Rodrigues vai até março de 2026. Vale lembrar que ele está no cargo sustentado por uma liminar, que ainda precisa ser validada em julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal). Rodrigues revelou que vai comandar o processo eleitoral de forma transparente e democrática.
O ex-craque da seleção brasileira falou que vai viajar pelo Brasil para mostrar aos presidentes de clubes e federações seus planos para a CBF. Alguns deles já teriam prestado apoio ao ex-atacante
Vou percorrer todos os cantos do Brasil, ouvir toda essa gente que precisa ser ouvida – hoje e sempre – e apresentar às Federações um projeto de investimento privado nunca antes visto para o crescimento sustentável do esporte em cada estado do país. Seguir gerando negócios, empregos e entretenimento, com inovação. Reconstruir a credibilidade da entidade máxima do futebol brasileiro, com a nossa velha paixão nos novos tempos, disse Ronaldo Fenômeno.
O colégio eleitoral é formado pelas 26 federações estaduais e a do Distrito Federal, que têm voto com peso três, pelos 20 clubes das Série A (peso dois) e pelos 20 clubes da Série B (peso 1). A CBF nunca teve um pleito com mais de um candidato, justamente por sua estrutura política. Responsáveis por 57,47% dos votos, as federações, neste período, acabaram optando pela aclamação do candidato da situação.