
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), representada no último dia 14 em Jequié, pela Reitora, professora Joana Guimarães e o Pró-reitor de Gestão Acadêmica, professor Francesco Lanciotti Junior, deu continuidade ao diálogo com lideranças e a comunidade de Jequié, buscando garantir que o novo campus que está sendo pensado atenda às demandas educacionais e contribua para o crescimento socioeconômico do território.
No primeiro momento da agenda em Jequié, a representação da UFSB, esteve reunida na parte da manhã, com o prefeito de Jequié, Zé Cocá e outras autoridades ligadas à administração municipal, tendo como pauta o apoio do município na definição de áreas para a implantação do campus. Foi abordada a necessidade de disponibilização de um espaço inicial com infraestrutura adequada para o início das atividades, projetado para 2026, além de uma área definitiva para sua consolidação. O prefeito manifestou total apoio à iniciativa e colocou sua equipe à disposição para viabilizar o processo. Durante a reunião, também foram discutidas demandas locais, destacando o interesse da comunidade por cursos nas áreas de ciências agrárias, tecnologia e ciências humanas.
Na segunda etapa da agenda, participaram de uma reunião organizada pela Coordenadora do Território de Identidade do Médio Rio de Contas, Rita Rodrigues, no Centro de Cultura, com as presenças de representações de vários segmentos da comunidade, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e de diversos setores. da sociedade regional. Os participantes reforçaram a necessidade de cursos voltados às ciências agrárias, engenharia civil, arquitetura, tecnologia e ciências humanas, considerando a relevância dessas áreas para o desenvolvimento regional. A UFSB possui campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.