O câncer de mama é uma das doenças que mais preocupam as mulheres de meia idade. Essa preocupação, no entanto, pode ser reduzida a zero caso seja realizado, anualmente, o exame de mamografia. O procedimento, que ganhou um dia só para ele no calendário médico, comemorado nesta quarta-feira (5), pode reduzir a taxa de mortalidade em até 41%, se feito no período recomendado por pessoas do sexo feminino que estejam acima dos 40 anos.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), com apoio da Prefeitura de Jequié, iniciou na segunda-feira (3), na Praça da Bandeira, o mutirão de rastreamento do câncer de mama, com o objetivo de detecção precoce da doença, aumentando as chances de tratamento eficaz e, assim, a cura. O mutirão estará disponível até o dia 19 de fevereiro.
O mutirão faz parte da ampliação do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama tendo como meta contemplar mais de duas mil mulheres com idades entre 50 e 69 anos. Para acesso ao serviço as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, munidas de documentos como identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência. Após o cadastramento, elas são encaminhadas para o atendimento especializado.