
A movimentada e produtiva agenda do governador Jerônimo Rodrigues (PT), iniciada na quinta-feira (10) e que se encerra na noite deste sábado (12) em Jequié trouxe no contexto o realinhamento, agora de maneira pública, do prefeito Zé Cocá (PP), com a liderança petista no estado, do qual participou até 2022, quando se afastou para seguir no apoio à candidatura de ACM Neto (União), ao governo estadual, disputa que teve como vencedor, o atual chefe do executivo estadual.
Na eleição do ano passado alicerçado no elevado índice de aprovação de sua gestão, o prefeito foi em busca e obteve com margem de absoluta vantagem sua reeleição, confrontando de forma direta com chapa formada pelo PSD/PT no município. No projeto de reeleição, Zé Cocá manteve ao seu lado o deputado federal Leur Lomanto (União).
Nesse primeiro semestre de 2025, ano que antecede as eleições gerais de 2026, o fato novo que se configura e ganha destaque na opinião pública, está inserido na mediação feita pelo governador, para que os políticos que estiveram em lados opostos nas eleições municipais do ano passado possam se manter alinhados ao projeto administrativo de Jequié. O tema divide opiniões na cidade e o jornalista Wilson Novaes, do Blog Jequié Repórter, ouviu opiniões (vídeo abaixo) do deputado Antonio Brito (PSD) e do prefeito Zé Cocá (PP), sobre essa nova formatação política iniciada em Jequié.

Com registro temporal desde o mês de outubro/2024, nas comemorações do aniversário de 127 anos de Jequié, na Avenida Waldomiro Borges (César Borges), uma placa de outdoor demonstra o afinamento do deputado federal Leur Júnior (União) com o prefeito Zé Cocá (PP), com o mote “O Trabalho vai Continuar”. Vale lembrar que as siglas de os dois políticos estão filiados debatem em nível nacional, a possibilidade de formação de uma federação partidária. O prefeito deixou claro na entrevista acima “que acredita em pessoas e no trabalho e não em partidos”. A nossa reportagem se movimenta para ouvir a opinião do deputado Leur Júnior, sobre o assunto.