![](https://jequiereporter.com/wp-content/uploads/2025/02/Coobma.jpg)
Após 48 horas com a população de Jequié desprovida do sistema de transporte coletivo urbano, diante da suspensão de atividade pela Cooperativa de Transportes e Turismo Borda da Mata-Coobma, anunciada inesperadamente na sexta-feira (7), o prefeito Zé Cocá esteve por volta das 18 deste domingo (9), na garagem da empresa concessionária responsável pelo serviço na cidade, em companhia do Procurador Jurídico do Município, Dr. Daniel Quadros e da diretora da Sumtran (Superintendência Municipal de Trânsito), Engª Karla Geambastiane, anunciando que a Prefeitura, irá intervir na empresa para manter os serviços funcionando.
“O transporte coletivo urbano não pode ser tratado com descaso. Diante do descumprimento contratual e da necessidade dos jequieenses, a Prefeitura de Jequié decretou intervenção na Cooperativa de Transportes e Turismo Borda da Mata, a Coobma, concessionária responsável pelo serviço”, anunciou.
Nas suas declarações o prefeito Jequié garantiu a continuidade do transporte público, executado com os ônibus, pela mesma equipe de profissionais e trabalhadores que atuam na Coobma, mantendo assim todos os empregos”. Prometeu também veículos novos e climatizados na frota.
Vale lembrar que, a Constituição Federal de 1988 estabelece que o transporte público coletivo urbano é atribuição dos poderes públicos municipais, responsáveis pelo seu planejamento, implementação e gestão — o que inclui o próprio financiamento do serviço. No Brasil, o modelo adotado na quase totalidade dos municípios que contam com sistemas organizados de transporte público é o da prestação do serviço por empresas operadoras privadas, por meio de contratos de concessão.