![](https://jequiereporter.com/wp-content/uploads/2025/02/Transporte.jpg)
Após intervenção na gestão do serviço de transporte coletivo municipal de Jequié, anunciada na noite de domingo (9), o prefeito Zé Cocá (PP) divulgou comunicado nesta segunda (10), informando que após “a ação de intervenção na Cooperativa de Transportes e Turismo Borda da Mata (COOBMA), realizada na noite de domingo, o serviço de transporte público foi normalizado na manhã desta segunda-feira, com parte da frota da COOBMA já atuando nas rotas existentes. A medida teve como objetivo garantir a continuidade do transporte coletivo, assegurando que a população não fosse prejudicada”.
O sábado (8) e o domingo (9) dias de maior movimento de pessoas nas feiras livres do Centro de Abastecimento Vicente Grillo, no centro da cidade e do Largo São Francisco (Jequiezinho) e na Avenida Artur Moraes (Jequiezinho), foi estabelecido um casos no setor, para os usuários do transporte público, maioria deles desconhecedores da suspensão do serviço
Alguns micro-ônibus sem a plotagem da Coobma, puderam ser encontrados nos pontos de embarque e desembarque de passageiros. A suspensão do serviço foi anunciada na noite de sexta-feira (7), com a justificativa de que, “devido ao grave desequilíbrio financeiro do contrato e aos desafios enfrentados pelo setor, o serviço de transporte público coletivo em Jequié será suspenso por tempo indeterminado”.
Jornalista Wilson Novaes, comenta o assunto no “Direto ao Ponto”; assista:
Trajetória da COOBMA no transporte público de Jequié
A Coobma iniciou suas atividades em Jequié, ainda na segunda gestão do ex-prefeito Roberto Britto (2001-2005), para assumir e organizar o sistema de transporte escolar no município de Jequié, sob o modelo de cooperativa, permanecendo as gestões seguintes.
No primeiro mandato de Zé Cocá, entre foi realizado o distrato com a Expresso Rio de Contas, que tinha a concessão do transporte público cidade e, a Coobma sobre a presidência de Edgar Santos Filho, realizou tratativas para mudar o perfil de atuação, assumindo em caráter emergencial o transporte de passageiros.
Em 19 de dezembro de 2023 ela foi habilitada já na condição de empresa, como única participante e vencedora da licitação para operar o transporte público, a partir de janeiro de 2024, com prazo de licença de concessão fixado em 5 anos, sem caráter de exclusividade e gestão feita pela Secretaria de Serviços Públicos. O gestor municipal disse na época, que o serviço seria executado sob o planejamento, organização, direção, coordenação, controle e fiscalização da Prefeitura de Jequié.
No cenário atual, para que não haja nova interrupção, a prefeitura anuncia assumir o serviço de transporte urbano num prazo de 90 dias, incluindo a administração dos veículos e o quadro de funcionários, tendo sido anunciado que o Município irá adquirir 10 novos ônibus climatizados, para maior conforto dos usuários, enquanto novos passos estarão sendo avaliados.
![](https://jequiereporter.com/wp-content/uploads/2025/02/Premio.jpg)