O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), divulga no seu site oficial que o agendamento das perícias pode ser feita pelo próprio site ou aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135.
O que pode ser visto como um procedimento simples, sem precisar inicialmente sair de casa, frequentemente em algumas localidades pode se transformar em motivo de constrangimento, perda de tempo e de dinheiro para conseguir tramitar no processo de forma satisfatória. Uma das queixas mais frequentes são das pessoas com reais dificuldades de desenvolver sua atividade laborativa que acabam por não ter a cobertura previdenciária que lhe é devida.
Dado o volume de pessoas que necessitam do benefício e o número cada vez mais reduzido de servidores do INSS, fica cada vez maior a fila daqueles que esperam por uma perícia além do fato de que muitos segurados não conseguem ser aprovados para o recebimento do Benefício de Incapacidade Temporária (BIT), também conhecido como auxílio-doença.
Um detalhe, o exame pericial é previamente agendado pelo segurado por meio do aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135 e, pode levar o segurado para uma agência fora do seu domicílio. A demora no tempo de agendamento da perícia já é uma situação prejudicial ao segurado, na medida em que entre a data do agendamento e a data da perícia pode haver alteração do quadro incapacitante do trabalhador, o que pode vir a não ser adequadamente analisado pelo perito no momento da perícia.
A negativa da perícia médica, na concessão de auxílio-doença junto ao INSS, não deve ser vista como impossibilidade de recebimento do benefício, eis que o segurado pode promover o ajuizamento de ação previdenciária para a garantia de seu direito.
Na última sexta-feira (17), a reportagem do BJR esteve acompanhando uma segurada com agendamento para a agência do INSS, da cidade de Ipiaú. Ao chegar no órgão com a devida antecedência do horário pré-agendado, foram encontradas outras pessoas de Jequié e Jitaúna, que também chegavam a agencia para a realização da perícia, sendo informadas que a médica perita já havia dado por encerrado o atendimento, porque só iria atender 50% do total agendado.
Em meio a queixas e reclamações dessas pessoas que se sentiram desrespeitadas, foi necessário um novo agendamento desta feita para o mês de maio, desta feita na agência do INSS de Jequié.
A reportagem ouviu narrativa de uma segurada que estava na agência do INSS de Ipiaú: