
Balanço inicial da Operação Unum Corpus, deflagrada na manhã desta quinta-feira (27), realizou 150 prisões em Salvador, na Região Metropolitana e no interior do estado. A 15ª fase é Coordenada pelos Departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Polícia Metropolitana (Depom), com o objetivo de desarticular organizações criminosas e combater delitos como homicídio, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e crimes contra o patrimônio.
Em Salvador e Região Metropolitana (RMS), 84 equipes atuam em diferentes localidades com 15 suspeitos presos. Já no interior do estado, foram registrados 40 flagrantes e 110 detenções por mandado judicial. Os crimes investigados incluem 39 homicídios, 35 ocorrências ligadas ao tráfico de drogas e 34 crimes patrimoniais. Além disso, dois mandados foram cumpridos contra internos do sistema prisional.
A operação também registrou um confronto. No cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em Itapitanga, quando criminosos armados atiraram contra as equipes. No confronto, Edeilton Moreira Souza, uma das lideranças do grupo criminoso que atuava na região, foi atingido e socorrido ao hospital, mas não resistiu. Com ele, foi apreendido um revólver calibre .38 com numeração raspada, munições e R$ 95 reais.
Outro destaque foi a prisão de um homem investigado por crime de tráfico de drogas na cidade de Iraquara. Durante o cumprimento do mandado de busca, a equipe policial localizou máquinas caça níquel e entorpecentes. O investigado possui autorização judicial para cultivo de cannabis sativa (maconha) para consumo próprio, todavia, ele se valia dessa medida para praticar o tráfico de drogas.
No município de Ipiaú, duas pessoas foram presas por abusar sexualmente de um adolescente de 12 anos. De acordo com as investigações, um dos envolvidos levava o garoto até a residência onde o abuso acontecia em troca de dinheiro. Ainda segundo a polícia, a dupla praticava atos sexuais na frente do menino. Eles devem responder pelos crimes de estupro de vulnerável, exploração sexual e por pratica de conjunção carnal na presença do menor.
A Operação Unum Corpus conta com a atuação de aproximadamente 1.200 policiais civis, que continuam atuando, com novas diligências e mandados sendo cumpridos.