Publicidade

Publicidade

Publicidade

Ministério da Saúde lança o alerta sobre casos de sarampo no Brasil

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O Ministério da Saúde anunciou, no primeiro dia de abril, um milhão de doses extras da vacina tríplice viral contra o sarampo para o Rio de Janeiro. A imunização vai ser destinada a nove cidades do estado classificadas como “prioridade”. A iniciativa começou no último sábado (7). O principal objetivo é não deixar o Brasil perder — novamente — o certificado de país livre do sarampo.

O motivo da preocupação são os três casos da doença registrados em 2025: dois em duas crianças de São João do Meriti (Rio de Janeiro) e um em uma mulher do Distrito Federal que fez uma viagem internacional. Todos os pacientes se recuperaram e não há confirmação de que transmitiram o sarampo para outras pessoas, segundo o Ministério da Saúde.

O Brasil conquistou o status de país livre do sarampo em 2016. A certificação é concedida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). Em 2018, no entanto, devido à baixa cobertura vacinal, o vírus voltou. Em 2024, ano que a cobertura voltou a ser positiva, o certificado foi recuperado.

Segundo o Ministério, entre 2018 e 2024, “o Brasil registrou surtos de sarampo relacionados à queda na cobertura vacinal, intensificada durante a pandemia por conta da disseminação de desinformação, inclusive por figuras públicas e gestores.”

Deixe um comentário