Faleceu na manhã desta terça-feira (7) na UTI do Hospital Santa Helena, em Jequié, o cronista, escritor e jornalista Dermival Ribeiro Rios, 82 anos, membro da Academia de Letras de Jequié-ALJ e da Associação Jequieense de Imprensa-ALJ. A informação sobre a morte de “Derme”, foi confirmada pelo seu filho Romualdo. Nos últimos anos o intelectual, ao lado da companheira, professora universitária Márcia Auad, permanecia maior parte do tempo no sítio na estrada da Fazenda Velha.
Nascido na cidade de Ibirataia, no ano de 1980, Dermival Rios ao lado da sua ex-esposa e ex-vereadora Ana Rios, inaugurou a Livraria Sol, na Rua Dois de Julho, empresa que se transformou em ponto de encontro da intelectualidade e de debates políticos em Jequié.
No setor público municipal em Jequié, Dermival Rios foi Chefe de Gabinete (1989-1991), e em seguida o primeiro Secretário de Cultura, Lazer e Esporte (91-92) no primeiro governo do Prefeito Luís Amaral. Por esse período coordenou a edição do livreto Jequié, síntese histórica e informativa (1992) e do volume Jequié, poesia e prosa (1992). Em Salvador, organizou para a Editora do Brasil duas obras: A Descoberta da Comunicação, (Língua Portuguesa para as séries do ensino fundamental), em parceria com a professora Normândia Lima, (1994), e um Dicionário do Estudante (1995). Na comemoração do Centenário da emancipação política de Jequié, organizou para a Academia de Letras local a obra comemorativa Cem Anos de Poesia e Prosa, que reuniu textos em prosa e versos de dezenas de jequieenses do final do século XIX aos nossos dias.