
Com profundo sentimento de pesar a equipe do Blog Jequié Repórter/TV Web registra o falecimento, na noite de sábado (29), em Salvador, da jornalista Kardelícia Mourão Lopes, 65 anos de idade, conhecida carinhosamente como Kardé Mourão, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia-SINJORBA.
Combativa companheira na luta de classe e na defesa do diploma, Kardé Mourão em longo período esteve ao lado dos profissionais da capital e interior, na participação em congressos e encontros da categoria.
A informação divulgada neste domingo (30), aponta causa da morte um câncer – durante o tratamento, ela precisou tirar parte do intestino, bexiga e o útero e acabou não resistindo às complicações.
Kardé Mourão exerceu a presidência do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) período 2004 e 2010, também atuando como diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e foi assessora de imprensa do Conselho Regional de Farmácia da Bahia. Sua atuação no movimento sindical e na comunicação é reconhecida pelo legado significativo, sendo lembrada como uma defensora da ética e da valorização profissional.
O sindicato divulgou nota lamentando a perda da “companheira aguerrida”, afirmando que a morte de Kardé deixa “um rastro de tristeza e sentimento de irreparável perda em todos nós” e ressaltou que ela “dedicou parte considerável de sua vida à luta dos jornalistas por melhores salários, condições de trabalho, respeito e dignidade”.