Publicidade

Publicidade

Publicidade

Lula demite Cida Gonçalves e mantém PT no Ministério das Mulheres

A ex-ministra Cida Gonçalves, o presidente Lula, a nova ministra Márcia Lopes (Foto: Reprodução)

 

O presidente Lula (PT) confirmou hoje a troca de Cida Gonçalves por Márcia Lopes no Ministério das Mulheres. Ele recebeu as duas no Planalto no início da tarde. Lopes foi convidada na semana passada depois de meses de especulação. A queda de Cida estava cotada desde o final do ano passado e foi acentuada após as denúncias de assédio moral, arquivadas em fevereiro pela CEP (Comissão de Ética da Presidência). A oficialização foi feita pela Secom (Secretaria de Comunicação) por meio de nota.

Cida já havia convocado a equipe para um “comunicado” de despedida. Ela deve reunir servidores no ministério, agradecer pelo trabalho nestes pouco mais de dois anos e recebeu uma homenagem do gabinete. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participará da reunião. A nova ministra tem histórico no ativismo social. Filiada ao PT desde o início dos anos 1980, ela compôs o segundo mandato de Lula, em 2010.

Cida vinha sendo questionada pelas ações do ministério. Apesar de ser uma pasta considerada pequena, com baixo orçamento e pouco visada pela centrão, Mulheres tem um posicionamento estratégico e simbólico para o governo, que tem insistido em avanços na luta pela equidade de gênero. O cargo também é relevante para a primeira-dama Janja da Silva, que tinha contato direto com a titular.

Deixe um comentário