
De 20 a 26 de abril de 2025, a cidade de Ipiaú se tornará mais uma vez um grande ponto de encontro para a produção audiovisual brasileira no 4º Circuito Cine Éden. Com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema nacional e fomentar o debate sobre a valorização da cultura no interior, o evento realizará exibições gratuitas de filmes em diferentes localidades do município.
Promovida pela Voo Audiovisual, a nova edição do projeto propõe levar a experiência de uma sala de cinema até comunidades ipiauenses. Durante sete dias, serão exibidos longas e curtas-metragens que refletem a potência e a diversidade do audiovisual brasileiro, com destaque para as produções nordestinas e baianas.
“Não é apenas uma mostra de filmes, é uma iniciativa que resgata a tradição do cinema na cidade, incentiva novos realizadores e proporciona ao público o acesso a produções que dificilmente chegariam ao município, já que ele não possui salas de exibição”, destaca Henrique Filho, coordenador geral do Circuito Cine Éden e diretor artístico da Voo.
Memória e resistência
O projeto foi criado em 2014 com o propósito de preservar a memória do antigo Cine Teatro Éden, patrimônio histórico localizado no Centro de Ipiaú. Inaugurado em 1927 por José Miraglia, o espaço teve um papel importante na promoção da cultura local. Com uma fachada no estilo Art Nouveau, 560 poltronas e um grande palco, o local recebeu apresentações de artistas notáveis ao longo dos anos.
Entretanto, no ano de 1982, o Cine Teatro foi fechado e transformado em uma loja de móveis e eletrodomésticos. Quase dez anos depois, o edifício foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural, em 1991, mas nunca recebeu revitalização. Diante desse contexto, o Circuito Cine Éden surgiu como uma forma de resistência, promovendo o debate sobre a necessidade de espaços culturais nos interiores.
A primeira edição, em 2014, realizou exibições de curtas-metragens na Escola Municipal Celestina Bittencourt. No segundo ano, foram mais de 1.300 espectadores durante quatro dias de filmes, debates e oficinas com o tema “Por um Novo Cine Éden”. Em 2020, a terceira edição recebeu 3.800 pessoas em um evento online cujo tema foi “Memória é Futuro”. Já em 2025 serão 10 sessões temáticas.
Neste ano, o Circuito Cine Éden também será anfitrião do 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia. As programações de cada projeto serão integradas de modo a oferecer ao público uma diversidade ainda maior de ações, como oficinas, workshops e debates com foco na pluralidade do cinema produzido no interior do estado.
As inscrições para o fórum estão abertas a partir desta quinta-feira (20). O evento reunirá profissionais, realizadores, exibidores, estudantes e demais difusores do audiovisual para debater o fortalecimento do setor. A realização é da Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano (Sasb) com produção da Voo Audiovisual.
Para Edson Bastos, produtor executivo do Fórum e do Circuito Cine Éden, a união entre os dois projetos fortalece ainda mais a discussão e a reflexão sobre o cinema feito fora dos grandes centros urbanos. “O público pode esperar uma programação mais robusta, que não só exibe produções audiovisuais, mas também impulsiona o debate sobre políticas públicas, formas de financiamento e os desafios enfrentados pelos realizadores do interior”, ressalta Edson, que é também diretor de projetos da Voo.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.