
- O axé, ou axé music, é um gênero musical que surgiu no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando o samba-reggae, frevo, samba duro, samba afro, ijexá e outros ritmos do Candomblé, pop rock, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos.
A partir da visibilidade obtida por esse gênero musical em Salvador, se espalhando pelo Brasil e por via de regra nas cidades do interior, as tradições que ainda eram mantidas na festa de Carnaval, começaram a ser alteradas.
A cidade de Jequié, onde prevalecia como características os bailes, matinês e matinais carnavalescas nos clubes sociais e, o Carnaval de rua organizado pela Prefeitura, com um ou dois trios elétricos locais e os desfiles, julgamentos e premiações de blocos afros, cordões e batucadas a festa foi perdendo força, dando lugar ao Carnaval “fora de época”, que cedeu espaço para a Micareta, com o foco em não dividir espaço com a festa de Salvador. Última grande micareta de Jequié, foi realizada na gestão do prefeito Lomanto Júnior, encerrada na noite/madrugada de 1º de maio, com a presença na cidade, de cerca de 15 trios elétricos, reunindo a maioria das principais estrelas do axé music.
Para discutir esse tema, o Blog Jequié Repórter/JRTV Web, em parceria com a Agência AM de Notícias e retransmissão da Rádio Cidade FM 104,9, entrevistou nesta terça-feira (18), o produtor de eventos Arthur Souza, que ao longo desses 40 anos de axé music, exerceu dianteira na contratação de renomados artistas para as festas públicas e shows privados em Jequié. Assista: