
Nesta quarta e quinta-feira, dias 23 e 24 de abril, o Instituto Federal da Bahia – campus Jequié realiza a I Jornada de Pesquisa, Extensão e Engenharia, um evento que promete movimentar o Território Médio Rio das Contas com uma intensa programação voltada à ciência, inovação, tecnologia e integração entre instituições públicas e privadas.
Com atividades abertas ao público, a Jornada contará com exposições de trabalhos práticos e científicos, palestras, rodas de conversa, painéis temáticos e apresentações culturais. O evento terá como sede o próprio IFBA Jequié e visa valorizar iniciativas de ensino, pesquisa e extensão que impactam diretamente a comunidade.
A programação já está disponível no site oficial do campus e traz nomes de peso do meio acadêmico, institucional e empresarial, como representantes da FAPESB, Transpetro, Atlantic Nickel, Bahiagás, UESB, UNEB, IFBAiano Santa Inês, entre outros.
Um dos destaques da programação é a Feira da Ciência, com mais de 40 trabalhos práticos (confira AQUI) que envolvem desde o ensino médio até a pós-graduação, abordando temas que vão desde sustentabilidade, agricultura e robótica até literatura, inclusão, saúde e tecnologias aplicadas. Os trabalhos apresentados demonstram a diversidade de áreas envolvidas na jornada, como ciências exatas, humanas, sociais aplicadas, saúde, engenharias, artes e educação.
A Jornada também se firma como um exemplo da força das parcerias entre instituições públicas e privadas. Empresas, entidades de classe, universidades e escolas da região se uniram ao IFBA Jequié para tornar possível essa primeira edição do evento, que já nasce com grande representatividade.
Além de espaços para exposições e debates, o evento contará com stands de serviços e empresas da região, como Rotary, Transpetro, Ramarim, Multiart, Atlantic Nickel e Bahiagás, além da presença de instituições educacionais e científicas com ações de impacto social e tecnológico.
Mais do que um evento acadêmico, a Jornada de Pesquisa, Extensão e Engenharia do IFBA Jequié é uma ação de fomento ao conhecimento, à troca de experiências e à valorização de tudo aquilo que retorna à sociedade em forma de melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento regional e inovação.
por Ivan Bezerra