
O Ministério dos Transportes autorizou a Bahia Ferrovias S.A a fazer serviços de infraestrutura e pavimentação necessários às obras complementares da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho Ilhéus-Caetité. Publicada nesta segunda-feira (14), no Diário Oficial da União, a autorização abrange o Lote 4F, nos municípios de Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio.
As intervenções autorizadas incluem a construção de pátios de cruzamento, desvios, remanejamento de linhas de transmissão de eletricidade, áreas de passagem de gado e pequenos veículos, pontes e viadutos.
A exemplo da Bahia Mineração, a Bahia Ferrovias também é subsidiária do Eurasian Resources Group (ERG). As duas empresas são os braços nacionais do grupo, responsáveis pelas concessões ligadas à Fiol e ao terminal privado do Porto Sul, em Ilhéus, além da exploração da Mina Pedra de Ferro, em Caetité.
A autorização foi publicada menos de duas semanas após a notícia de que a Bamin desmobilizou o canteiro de obras do trecho 1F da Fiol, em Uruçuca, no sul do estado, suspendendo a construção da estrada de ferro na região .