
O encontro, solicitado pela prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil) com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi realizado na manhã de terça-feira (22) no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Na primeira reunião institucional com o governador do estado, a chefe do executivo conquistense, levou como pleitos, a ampliação da estrutura e serviços do Hospital Esaú Matos, a conclusão do novo sistema de abastecimento de água na barragem de Água Fria, e a questão da duplicação da BR-116, após a saída do consórcio ViaBahia.
O encontro foi visto como a busca de estreitamento das relações entre os governos Municipal e Estadual, “reconhecendo a importância da colaboração para o desenvolvimento econômico e social de Vitória da Conquista, uma das principais cidades da Bahia”, explicou a prefeita.
O governador colocou todo o secretariado na reunião, na qual foram tratados diversos assuntos tendo pontuado a atenção do estado em atender às principais demandas do município.
Sheila Lemos defende a necessidade de que Conquista retome seu espaço no debate político estadual. A prefeita avalia que a cidade passou muito tempo ocupando um local menor na discussão e requer para o terceiro maior município da Bahia uma importância maior nas conversas para 2026.
“Conquista tem que participar. Nós somos a terceira maior cidade do estado, o sexto PIB do estado. É uma cidade que é polo de toda a região sudoeste, inclusive do norte de Minas. Então, é uma cidade que não pode ficar sem ser escutada”, declarou a prefeita.