
O Ministério da Previdência Social alertou aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre um golpe em que criminosos prometem agilizar a devolução da mensalidade descontadas da aposentadoria — fraude revelada por investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) com prejuízo que pode chegar a R$ 6,3 bilhões.
A pasta pede para que os aposentados e pensionistas não acessarem um link enviado por e-mail, aplicativo de mensagem, ou outro meio, informando sobre “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas“. O golpistas se passam por funcionários do INSS e oferecer a devolução do dinheiro descontado de forma indevida.
Os valores descontados no mês de abril ficarão retidos, conforme informado CGU, e serão devolvidos na folha de maio — que vai de 26 de maio a 6 de junho.
A pasta informou que recebeu denúncia de segurados que estariam sendo abordados por golpistas com a oferta de “agilizar o recebimento dos atrasados descontados pelo INSS“. “Cuidado, é golpe!”, alertou o ministério.
Como pedir devolução
O estorno dos pagamentos pode ser solicitado diretamente à associação ou por meio de contato com o INSS para intermediar a situação. Veja o passo a passo:
Acesse o extrato do benefício;
Identifique a associação responsável pelo desconto;
Entre em contato com o telefone 0800 da associação e solicite a devolução;
Se preferir, envie um relato e o pedido de ressarcimento para o e-mail acordo.mensalidade@inss.gov.br;
O órgão irá solicitar os documentos que comprovem a autorização do desconto ou a necessidade de devolução dos valores.
Como reclamar cobranças indevidas nos benefícios do INSS?
Reclamações e denúncias sobre descontos indevidos de associações ou entidades podem ser feitas no Portal Consumidor.gov.br (https://www.consumidor.gov.br/) e na Ouvidoria do INSS, por meio da Plataforma Fala BR.
Fonte: CNN Brasil