Publicidade

Publicidade

Publicidade

Gilberto Gil vai se aposentar dos palco após turnê no Brasil, EUA e Europa em 2025

Wilson Novaes
Gil completou 82 anos no dia 26 de junho passado Crédito: Divulgação

 

 

Gilberto Gil se despedirá dos palcos em 2025. A aposentadoria em shows foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista baiano, nascido no bairro do Tororó, em Salvador. Gil, de 82 anos, deverá fazer apresentações no Brasil, Estados Unidos e Europa para depois, a exemplo do que já fez Milton Nascimento, continuar na música, mas longe dos shows.

O cantor começou a carreira na Bahia, nos anos 1960. A partir de 1965, projetou-se para o Brasil por meio dos festivais de música. Ao lado de Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé e Os Mutantes, foi um dos cérebros do Tropicalismo.

São  60 anos de carreira de Gilberto Gil e discos reverenciados como Expresso 2222, Refavela, Refazenda e Realce. São mais de 50 álbuns lançados. A obra dele é tão importante que, em 2021, o artista foi convidado para a Academia Brasileira de Letras.

O artista construiu a carreira durante a ditadura. Ele conquistou diversos prêmios, foi vencedor do Grammy Awards, Grammy Latino e recebeu do governo francês a Ordem Nacional do Mérito (1997). Ele também teve forte atuação política, foi embaixador da ONU e ministro da Cultura no primeiro governo Lula. Em 1999, foi nomeado Artista pela Paz, pela Unesco.

Deixe um comentário