
De 20 a 26 de abril, a cidade de Ipiaú será palco de uma série de debates com o objetivo de fortalecer o cinema produzido fora dos grandes centros urbanos. Com uma programação gratuita e diversa, voltada para realizadores e agentes culturais dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, o 2º Fórum Audiovisual dos Interiores contará com a participação de representantes de entidades nacionais e estaduais da área, como a Agência Nacional de Cinema (ANCINE), o Ministério da Cultura (MINC) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
Ao todo, serão seis mesas de debate que colocam em evidência a necessidade de descentralização dos recursos públicos destinados ao audiovisual. Entre os temas que serão abordados, destaca-se a implementação da Bahia Filmes e como essa empresa estadual pode impactar diretamente os municípios do interior. Também serão planejados os caminhos possíveis para a construção e a reforma de salas de cinema.
Com o lema “Território Cinema”, esta edição do Fórum destaca a crescente efervescência audiovisual que emerge do interior baiano, desafiando a centralização histórica de recursos e oportunidades. Além das mesas, a programação terá workshops, workshops, rodadas de negócios e sessões de pitching para realizadores pré-selecionados. O evento ainda receberá o Diálogo Setorial de Audiovisual promovido pela SecultBA e FUNCEB
Entre os dias 23 e 26, são as mesas temáticas com realizadores, produtores e outros profissionais do audiovisual que tomam conta da programação e aprofundam o debate sobre o cinema. Todas as atividades aconteceram no auditório do Complexo Poliesportivo e Cultural de Ipiaú, localizado na Av. Getúlio Vargas, 789, no bairro Democracia. Os debates serão transmitidos ao vivo através do canal do Fórum no Youtube.