O Colégio Estadual Paulo Freire, em Jequié (NTE 22), receberá, no dia 06 de novembro, a 19ª edição da Caravana Digital. A ação, promovida pela Secretaria de Educação do Estado, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), é a última de 2024 e mobilizará cerca de 829 estudantes e 50 professores da unidade escolar e de outras escolas do município.
Durante dois turnos, educadores e técnicos do IAT realizarão atividades lúdicas e formativas em que estudantes e docentes terão acesso a tecnologias, experimentos, atividades interativas e jogos analógicos e digitais. Será possível realizar interações envolvendo massinha condutiva, makey makey, fotografias com chroma-key, labirinto de arame gigante, alquimétricos, confecção de chaveiros e caneta de impressão 3D.
Além disso, está prevista, para os educadores e estudantes, a realização de três oficinas: ‘Produção Audiovisual com Dispositivos Móveis’, ‘Design de Interiores com Floorplanner’ e ‘Prototipagem Rápida com Arduíno’. As atividades terão carga horária de 4h.
“Foi bem especial para mim, nunca participei de uma ação igual a essa. A caravana nos trouxe muito conhecimento e nos permitiu interagir com pessoas e coisas novas, como a tecnologia e jogos que nos fizeram pensar e exercitar a memória. No próximo ano quero participar de novo”, elogiou a estudante Júlia Maria Santana Caetano do Centro Estadual de Educação Profissional em Informática e Gestão – Lourdes Carvalho Neves Batista, que participou da Caravana realizada em Cícero Dantas.
“A Caravana traz uma dinâmica muito boa para o enriquecimento do conhecimento dos nossos alunos no âmbito geral, pois está oportunizando a todos usufruir de novas tecnologias para serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. É, sem dúvidas, um momento muito significativo e ímpar para a vida, tanto dos discentes, quanto dos docentes”, afirmou o professor do Centro Estadual de Educação Profissional em Informática e Gestão – Lourdes Carvalho Neves Batista, João Paulo Lima Martins, que participou da Caravana realizada em Cícero Dantas.
A Caravana Digital visa potencializar o engajamento estudantil e da comunidade escolar por meio de experimentações e inovações tecnológicas de baixo custo, acessíveis para implementação nas escolas. A ideia central é demonstrar como pequenas intervenções e inovações podem movimentar a escola e ampliar o interesse pela aprendizagem, a fim de valorizar projetos e produções das mesmas e, assim, demonstrar que todos são capazes de realizar ações que mobilizem as respectivas comunidades escolares.