Em sua 17ª edição, o IC Encontro de Artes, festival calendarizado que acontece no mês de agosto em Salvador, realizará expansão inédita no interior da Bahia. Além de apresentações artísticas durante o evento, essa presença se inicia com uma série de workshops de Iniciação à Produção Cultural, que vai passar pelas cidades de Itagibá, Madre de Deus, Candeias, Jequié e Itabuna, entre maio e junho, até chegar a Salvador, no mês de julho, onde também haverá um workshop de Iniciação à Comunicação em Cultura.
De cada turma, uma pessoa será selecionada para atuar como bolsista, para, em continuidade à formação, fazer acompanhamento na prática dos trabalhos do festival, durante duas semanas, com bolsa auxílio de R$ 600 e todas as despesas de viagem cobertas para os selecionados do interior. As inscrições podem ser feitas nos formulários disponíveis na página do Instagram @icencontrodeartes. As atividades contam com patrocínio da Transpetro, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, por meio do programa Transpetro em Movimento.
Os escritórios serão ministrados pelas produtoras culturais Ellen Mello e Tais Bichara e pela comunicóloga Paula Berbert, integrantes da Conexões Criativas e da Dimenti Produções Culturais, empresas parceiras na realização do IC Encontro de Artes. Cada turma, com carga horária de 12 horas, oferece 20 vagas gratuitas, sujeitas a seleção, na perspectiva de oferecer formação inicial em áreas fundamentais dos bastidores das artes e da cultura. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, ter ensino médio completo e disponibilidade de presença para as aulas agendadas.
A Oficina de Iniciação à Produção Cultural irá abordar a forma introdutória e prática das etapas de um projeto cultural, discutindo sobre os processos que envolvem a pré-produção (planejamento e cronograma), execução (operacionalização e acompanhamento) e pós-produção (avaliação e relatórios), com destaque para a produção de festivais.
A Oficina de Iniciação à Comunicação em Cultura tratará das teorias da comunicação social e da comunicação em cultura, debatendo sua importância, além de apresentar ferramentas e técnicas para a prática, considerando a comunicação como parte fundamental do trabalho em cultura e integrada da concepção poética, política, social e de produção de ações artístico-culturais.
O IC Encontro de Artes também tem apoio financeiro continuado do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados.