A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que as chuvas que atingiram a Bahia na última semana devem persistir até a quinta-feira (16). Nesta quarta-feira, o órgão emitiu um alerta de chuvas intensas para o estado, com classificação de perigo – alerta laranja – até às 10h de quinta.
De acordo com a meteorologista do órgão, Cláudia Valéria, o sol volta a predominar no estado a partir da sexta-feira (17). Ela explica que as chuvas são causadas pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) associada a chegada de uma frente fria na região.
Nos registros da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), constam que 12 cidades baianas haviam decretado situação de emergência até às 5h de quarta. São elas: Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe, Floresta Azul, Coaraci, Aurelino Leal, Firmino Alves, Rio Real, Itororó, Itambé, Itapebi, Ubatã. Cerca de 12 mil pessoas foram atingidas pelo temporal, com 3.631 desalojados, 517 desabrigados e dois feridos.
Ao todo, 69 cidades baianas foram afetadas pelas chuvas. Entre os registros emitidos à Sudec estão alagamentos, quedas de muro, transbordamento de leitos de rios, entre outros. Devido a previsão de chuvas na quinta, a Sudec emitiu um alerta de nível moderado para as regiões de Vitória da Conquista, Ilhéus-Itabuna, Salvador e Santo Antônio do Jesus quanto a possibilidade de enxurradas, inundações de córregos urbanos, alagamentos temporários de áreas rebaixadas, deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas e eventuais “quedas de barreira” à margem de rodovias.
Com informações do jornal Correio