Publicidade

Publicidade

Publicidade

Debate sobre os impactos da Mineração no município de Jequié e Região dia 14

Wilson Novaes

 

O modelo mineral defendido pelo neoliberalismo ameaça o meio ambiente, a vida humana e coloca em risco o futuro de cada um de nós. Será tema de Plenária que estará acontecendo de 14h às 17h30, no salão de reuniões da Comunidade Eclesial de Base Padre Molina, sob organiação da Associação das Trabalhadoras e Trabalhadores  de Jequié e Região-ATJ.

“Atualmente no Brasil temos assistido os inúmeros crimes ambientais causados por empresas mineradoras que não possuem compromisso algum com o bem estar das pessoas. Estas empresas provocam a destruição dos biomas, rompimentos de barragens, afundamento de cidades, invasão de territórios tradicionais, perseguições e assassinatos de defensores dos direitos humanos e do meio ambiente, doenças cardiorespiratórias, câncer, depressão, etc. Esses são alguns dos impactos da Mineração para o lucro. Infelizmente duas mineradoras multinacionas, uma australiana e outra canadense, chegaram ao território de Jequié e já possuem concessão para exploração de jazidas iônicas, também conhecidas como terras raras. Isso representa um profundo e negativo impacto na vida da população e do meio ambiente em geral.
Por isso, a ATJ diz estar iniciando um debate popular e democrático para alertar a população sobre os riscos da Mineração no nosso município.

Deixe um comentário