Desde sábado (11), quatro municípios (Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe e Floresta Azul) obtiveram o reconhecimento por parte do governo estadual para os decretos de emergência editados pelas gestões locais.
O alerta para chuvas permanece valendo para os próximos dias em todo o território baiano. Desde o final de semana as precipitações vêm se intensificando e até domingo (12), 63 gestões municipais tinham procurado a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (SudecBA) em busca de apoio do estado.
Através das equipes municipais, com acompanhamento da Sudec, durante todo o dia de ontem foram realizados levantamentos sobre prejuízos nas localidades afetadas. Totalizando até às 17h, 1.147 desabrigados, 902 desalojados, 3.704 pessoas afetadas diretamente e uma pessoa ferida.
Ainda no final de semana o governador Jerônimo Rodrigues mobilizou a equipe de governo, para, em regime de urgência, auxiliar a população baiana nos lugares onde as chuvas estão chegando com muita intensidade. Ele também manteve contato com os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Casa Civil, Rui Costa, que asseguraram apoio da União.