Publicidade

Publicidade

Campus da UFSB em Jequié não deverá oferecer cursos na área de Saúde para evitar “sombreamento” da Uesb; entenda

Wilson Novaes
Reitoria da UFSB retornou a Jequié

 

A Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizou nova visita a Jequié no último dia 12, tendo como pauta a instalação de um novo campus da instituição na cidade. A reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz e o pró-reitor de Gestão Acadêmica, professor Francesco Lanciotti Jr., representaram a universidade nos contatos interinstitucionais.

Da agenda oficial constou uma reunião com a gestão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), através do vice-reitor, professor Marcos Henrique Fernandes, e assessores da Reitoria da UESB. Conforme o pró-reitor Francesco Lanciotti Jr., a reunião serviu para alinhar expectativas de futuras colaborações, iniciando pela definição de cursos para evitar sombreamento na oferta de áreas de conhecimento. “A gente fez questão de deixar claro que, por conta de já existir essa estrutura na UESB, não pretendemos avançar para o lado de oferta de curso na área de saúde. Estamos prospectando para o lado de tecnologias sociais, socioambientais também”, afirma o gestor, dizendo ainda que o vice reitor ofereceu apoio para apresentar a cidade e prospectar espaços para a criação do campus.

Com a diretora do Núcleo Territorial da Educação NTE 22 – Jequié, professora Silvana Pereira Santos, a reitora e o pró-reitor de Gestão Acadêmica se reuniram para tratar dentre outros assuntos a possibilidade de cessão de um espaço temporário para o início das atividades administrativas muito em breve. Com isso, duas necessidades de infraestrutura começaram a ser alinhadas, com apoio na busca por uma área para construção do campus e a obtenção de um espaço provisório para a equipe inicial do Campus Jequié. A diretora do NTE Jequié apresentou uma opção de espaço que deve ser desocupado até o final do ano, e combinou de organizar a visita a um segundo local para a próxima visita da Reitoria da UFSB à cidade. Também foi incluída na pauta, encontro com prefeito Zé Cocá Brandão e o procurador-geral do município Daniel Quadros, com os quais foi apresentada a etapa de prospecção de áreas e estabelecimento de contatos com as instituições da cidade. “É importante que a gente faça esse diálogo com as instituições, para entender os eixos de desenvolvimento, as necessidades da população, como é que a gente pode contribuir pra ajudar na melhoria da qualidade de vida da região toda”, explicou o professor Francesco.

Deixe um comentário