
A Brazil Iron, empresa inglesa de capital fechado, cuja subsidiária brasileira tem sede no município de Piatã, na Bahia, está interessada em comprar a Bamin – Bahia Mineração, mineradora que tem a concessão do trecho I da Fiol – Ferrovia de Integração Oeste Leste e do Porto Sul, segundo informa o jornal Valor Econômico.
A Brazil Iron, cujo negócio é a produção e comercialização de minério de ferro, além da pesquisa de manganês, teria buscado uma aproximação com a Bamin, com vistas em uma potencial aquisição, e as conversas com o acionista controlador estão em estágio inicial.
A Bamin, controlada pelo Eurasian Resources Group , com sede em Luxemburgo e que tem entre seus principais acionistas a República do Cazaquistão, também tem seus ativos avaliados pela Vale.
A Brazil Iron já desenvolve o projeto na Bahia que prevê investimentos de R$ 5 bilhões para o beneficiamento de minério de ferro, a construção de ramal ferroviário e instalação de plantas siderúrgicas em solo baiano. A aquisição da Bamin, que tem a concessão da Fiol, resolveria a necessidade de ramal ferroviário.
Utilizando 100% de energia renovável e recursos de minério de ferro de alta qualidade, a empresa busca impulsionar a transição da indústria rumo ao carbono zero por meio da produção do chamado ferro verde.