
A Bahia vai retomar nas próximas semanas a realização do transplante de coração após quase dois anos de suspensão do serviço O estado não realiza o procedimento desde janeiro do ano passado e pacientes que precisavam ser transplantados eram transferidos para outros estados. A Bahia já realiza quatro tipos de procedimentos: os transplantes de córnea, rim, fígado e medula.
Hoje, 15 pacientes que estão sendo acompanhados pelo Ambulatório de Insuficiência Cardíaca do Hospital Ana Nery (HAN) e podem ter indicação para transplante cardíaco.
Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a interrupção foi feita para que uma reestruturação do sistema pudesse ser realizada, e acabou sendo impactada pela pandemia da Covid-19. Entre 2010 e 2022, apenas quatro transplantes cardíacos foram feitos em território baiano.
As cirurgias serão retomadas no Hospital Ana Nery, em Salvador. “O ambulatório pré e pós-transplante cardíaco nós já vínhamos fazendo no HAN e, agora, retomaremos o transplante cardíaco em Salvador e estamos trabalhando para ampliar para o interior.”, diz a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Segundo Roberta, já foi iniciado o processo de avaliação dos pacientes para a elaboração da chamada lista. “Os pacientes estão sendo examinados por uma junta médica e, após essa etapa, eles entram na lista para aguardarem a realização do transplante. Já estamos bem adiantados e, nas próximas semanas, o transplante de coração voltará a ser feito na Bahia”, comemora.