Publicidade

Publicidade

Abertura indevida de tampas da rede esgoto para escoar água da chuva causa transtornos em Jequié

Foto: Divulgação
Técnicos da Embasa estão em ritmo de força tarefa para desobstruir vários pontos da rede pública coletora de esgoto desde que o tempo estiou em Jequié. Na semana passada, chuvas intensas atingiram a cidade, alagando algumas áreas e moradores, na intenção de escoar a água de chuva e resolver o problema, abriram as tampas dos poços de inspeção da rede de esgoto. O resultado não poderia ser pior: como as tubulações dessa rede não são dimensionadas para receber o grande volume da chuva que vem com areia, pedras e lixo, foram várias as ocorrências de extravasamento de esgoto pelas ruas de Jequié e de retorno de esgoto em alguns domicílios.
“Mesmo com a paralisação dos trabalhadores da CS, prestadora de serviço da Embasa que está em processo de regularização de obrigações trabalhistas junto a seus empregados, conseguimos priorizar equipes para atuar na solução dos transtornos causados pela abertura indevida da rede de esgoto. É importante que a população, durante os alagamentos, não abra as tampas de concreto ou metal com a inscrição Esgoto/Embasa. O equipamento público responsável pelo escoamento das chuvas é a rede de drenagem pluvial, que tem tubulações com diâmetros bem maiores do que as da rede de esgoto”, explica o gerente regional Gabriel Ramos.
Em janeiro do ano passado, a Embasa recebeu 512 solicitações para desobstrução da rede de esgoto, sendo que a média nos meses mais secos em Jequié (maio a setembro) é de 248 solicitações. Esse aumento de 106% nas ocorrências de obstrução da rede de esgoto é, em grande parte, resultado da abertura indevida das tampas da rede de esgoto para escoar chuva.
Este ano, já foram recebidas 518 solicitações para desobstrução de esgoto que estão sendo atendidas em regime de prioridade e o mês janeiro ainda está em sua penúltima semana.
Rede de drenagem x Rede de esgoto
Foto: Divulgação
Saiba diferenciar os equipamentos da rede de drenagem pluvial da rede coletora de esgoto. A primeira diferença está nas inscrições sobre as tampas dos poços e caixas de inspeção dessas redes. Na de drenagem, as tampas têm a inscrição “Drenagem pluvial” e na de esgoto “Esgoto/Embasa”. Outra diferença visível importante é que as tampas da rede de drenagem, geralmente ficam no meio das vias, enquanto as tampas de esgoto ficam mais próximas da calçada.
Outro equipamento importante da rede de drenagem pluvial que não tem semelhança com nenhum outro equipamento visível da rede de esgoto, é o Bueiro. O Bueiro fica ao lado do meio fio da calçada e tem uma tampa em forma de grade de ferro cuja função é reter folhas, galhos e lixo da água que escorre pelas calçadas e pelo asfalto durante as chuvas.

Deixe um comentário