Publicidade

Publicidade

Publicidade

Sesab quer implantar telemedicina de urgência em hospitais baianos

Secretária Roberta Santana – Foto: Assessoria | Divulgação

 

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, em São Paulo participa da Feira Hospitalar,, apontada como maior evento do setor da América Latina. A titular da pasta da saúde estadual, representa o governador Jerônimo Rodrigues.

A visita faz parte de uma agenda estratégica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para conhecer experiências de gestão e tecnologias aplicadas em outras regiões do país que possam ser incorporadas à rede estadual baiana. “Estamos avaliando a viabilidade de implantar essa iniciativa nos hospitais da Bahia, respeitando as especificidades locais e pactuando com os municípios”, afirmou a secretária.

Na segunda-feira (19), a secretária visitou o Hospital Geral de Pedreira, na zona sul da cidade, considerada unidade é referência em pronto atendimento e tem atraído atenção por implementar um modelo pioneiro de telemedicina em portas de urgência.

O modelo paulista chama atenção pelos resultados: cerca de 900 atendimentos diários são realizados na emergência da unidade, com uma média de 98% de satisfação entre os pacientes que passam pelo atendimento remoto. Na prática, casos classificados como de menor gravidade, os chamados azul e verde, são direcionados, com anuência do paciente, para consulta com médicos por videoconferência, acompanhados por equipe de enfermagem e com medicação administrada na própria unidade.

A proposta será submetida a um plano de implantação pactuado com os municípios baianos, tendo em vista que a maior parte dos casos classificados como azuis deveriam ser absorvidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A meta, segundo a gestora, é integrar o novo modelo à rede de atenção primária, sem perder de vista a resolutividade e o acolhimento.

Deixe um comentário