Organizado pela empresa Maná Pharma, estará acontecendo neste sábado (10), das 8h às 17h, no Auditório Waly Salomão, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o “1º Seminário Cannabis Medicinal – Ciência, Saúde e Mercado”. O evento reunirá profissionais de saúde, médicos, pesquisadores, pacientes, empresários e autoridades públicas em um espaço de diálogo, multidisciplinar sobre os avanços científicos, desafios regulatórios e o impacto social da cannabis medicinal no Brasil.
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou na terça-feira (6), o Projeto de Lei que cria a Política Estadual de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à Base de Canabidiol (CBD) no Sistema Único de Saúde (SUS) da Bahia. Agora o projeto, que é de autoria do deputado Euclides Fernandes (PT), segue para a sanção do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Segundo o texto do projeto, o objetivo do CBD é garantir o acesso gratuito, de forma segura e regulamentada, a medicamentos à base de canabidiol para pacientes com prescrição médica.
Os medicamentos a base da substância são usando para o tratamento de pacientes que possuem alguma doença ou condição que não tem cura, como por exemplo epilepsia refratária, Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla, autismo, dores crônicas, entre outras. Além de criar o CBD, o projeto também prevê campanhas educativas sobre o uso de medicamentos a base de canabidiol, promovendo ainda a capacitação de profissionais da saúde.
Durante a votação, ficou entendido que o projeto de lei significa um avanço no direito à saúde e na promoção de uma políticas públicas para o oferecimento de medicamentos e tratamentos pelo SUS. Assim, o projeto beneficia famílias de classes sociais mais baixas, que enfrentam essas doenças, mas não tem condições de pagar por essas terapias.