Publicidade

Publicidade

Publicidade

PP da Bahia deverá ser esvaziado com saída dos seis deputados estaduais

Deputados federais e estaduais que representam a liderança PP na Bahia (Foto: Reprodução)

 

O PP da Bahia deve perder os seis deputados estaduais em decisão posterior ao anúncio da polêmica federação do Diretório Nacional  do partido com o União Brasil. Ao menos sete siglas já abriram as portas para os parlamentares dissidentes: Avante, PDT, PCdoB e Solidariedade. PSB, PSD e Podemos são as possibilidades. Inclusive, até o presente momento.

Além do presidente Niltinho, o PP da Bahia conta com os deputados estaduais Antonio Henrique Júnior, Eduardo Salles, Felipe Duarte, Hassan e Nelson Leal.

Em relação aos partidos, o Avante presidido pelo ex-deputado federal Ronaldo Carleto, é o que se apresenta com maior possibilidade. No município de Jequié, essa hipótese pode encontrar resistência diante do estremecimento político entre o deputado Patrick Lopes, principal liderança da sigla na região e o seu ex-parceiro, Zé Cocá (PP), prefeito de Jequié, que também deve deixar o partido pelo qual foi eleito duas vezes prefeito em Lafaiete Coutinho, deputado estadual e duas eleições prefeito em Jequié.  Outra hipótese pouco provável em nível regional é que o grupo dissidente migre para o PSD, partido que acompanha a liderança do deputado federal Antonio Brito, opositor histórico do grupo ligado ao gestor municipal de Jequié.

“Essa federação entre o PP e o União Brasil tem muitos desafios, porque nos estados há movimentos distintos. A gente vai ter que encontrar uma forma de manter a unidade. Se não houver diálogo e liberdade, vai ter baixa nos partidos. E eu vou continuar defendendo a independência do Partido Progressista”, avalia o deputado federal Mário Negromonte Júnior, presidente estadual do PP. Negromonte acrescentou que em entrevista à Rádio Metrópole que tem recebido ligações de prefeitos perguntando se vão ser obrigados a seguir a posição nacional. “Eu respondo: vamos ter calma”.

A federação que recebeu a denominação de União Progressista tem como principal liderança na Bahia, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Em Jequié, o bloco de oposição ao governo estadual tem como principais lideranças, o deputado federal Leur Júnior [aliado do prefeito] e o deputado estadual Sandro Régis.

Além do presidente Niltinho, o PP da Bahia conta com os deputados estaduais Antonio Henrique Júnior, Eduardo Salles, Felipe Duarte, Hassan e Nelson Leal.

Deixe um comentário