
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem agendada para segunda-feira (5), em Salvador (14h), no Hotel Mercure (Pituba), a 1ª de quatro audiências públicas para discutir nova licitação de concessão das BRs 324 e 116. O fim do contrato com a ViaBahia será dia 15 próximo.
O governo vai pagar uma indenização de R$ 681 milhões e, semana passada, o ministro Renan Filho (Transportes) anunciou que pagou a 1ª parcela no último dia 28. A segunda audiência pública será terça (6), em Feira de Santana, na sede da CDL, e a terceira, na quinta, em Vitória da Conquista, no Sincomércio. No dia 16 deste mês, será em Brasília. Em conversa com a imprensa, o presidente da Comissão de Infraestrutura da Alba, deputado Eduardo Salles, revelou que o tema deve ser abordado com muita cautela: “Vamos discutir com cuidado. Trata-se de um contrato para os próximos 50 anos e não podemos correr o risco de contratar uma nova ViaBahia”, ressaltou.
Tão logo o Consórcio ViaBahia desmobilize a administração das rodovias, a responsabilidade das mesmas volta a ser do governo federal através do Dnit, com a suspensão imediata da cobrança de pedágio enquanto será aguardado todo o trâmite da nova licitação prevista para o final deste ano.