
Iniciado no primeiro dia do mês segue até o dia 31 em toda a Bahia a mobilização do Maio Amarelo, um marco no alerta sobre prevenção de acidentes de trânsito. Através do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), o Governo do Estado, promove diversas ações transversais, envolvendo órgãos e secretarias, espalhados pelos municípios baianos, com um mote educacional e de conscientização por um trânsito mais seguro. Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a campanha vai trazer novidades e atividades que buscam impactar os baianos.
Agentes de trânsito, gestores, sociedade civil, estudantes, entidades e empresas serão englobados na campanha desenvolvida pelo Detran-BA que diz “uma escolha errada no trânsito e tudo acaba”. Essa mensagem estará estampada por toda Bahia através de outdoor, spot, redes sociais e vídeos. Outras três grandes ações também estão programadas.
Educação e Transversalidade
Muitas novidades em 2025 nas atividades do Maio Amarelo promovido pelo departamento. O primeiro destaque é o envolvimento maior de estudantes da rede pública de ensino. Através de um ônibus com a mensagem do Maio Amarelo, estudantes vão participar de uma aula de campo sobre trânsito, em um passeio pela capital baiana, com instrutores, aprendendo a teoria e podendo ver de perto como são aplicadas, na prática, a legislação de trânsito.
Outra novidade envolve sustentabilidade e informação. Triciclos estarão dispostos nas ruas, com agentes do órgão distribuindo material informativo e proporcionando um passeio com muita aprendizagem.
Outro produto que será entregue à sociedade são os painéis de grande dimensão, contendo imagens e mensagens e que estarão instalados em avenidas de grande movimento, sobre atitudes mais prudentes no trânsito. Desde o pedestre, passando por ciclistas e motocicletas até condutores de veículos de grande porte.
Segundo o diretor-geral do Detran-BA esse é um ano decisivo para o alcance na meta de redução de sinistros até 2030, por meio do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). “O nosso compromisso é com a vida das baianas e baianos, além daqueles que transitam em nosso estado. Precisamos ampliar, cada vez mais, as políticas públicas para tentar garantir um trânsito mais seguro”, acentuou