Publicidade

Publicidade

Stela Souza, presidente do Cosems/BA e ex-secretária de Saúde em Jequié recebe título de Cidadã Baiana

Foto: PauloMocofaya/AgênciaALBA

 

 

A ex-secretária de Saúde de Jequié, Stela Souza, atualmente exercendo o mesmo cargo em Cabaceiras do Paraguaçu, exercendo o quinto mandato na presidência do Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Saúde (Cosems/BA), além de diretora do respectivo conselho nacional (Conasem), foi homenageada  na última quinta-feira (24), com o Título de Cidadã Baiana em sessão especial da Assembleia Legislativa. A indicação do título de cidadania, foi do deputado estadual Hassan (PP).

Nascida em Nova Iguaçu-RJ, Stela Souza chegou para sua primeira temporada em Jequié no ano de 1970, tendo posteriormente retornado para sua terra natal. Em 1978, voltou para Jequié, casada  com o jequieense Raivaldo Souza [funcionário público estadual, já falecido], dando luz aos seus três filhos em solo baiano. Na cidade, desempenhou atividades administrativas nos Correios, na Uesb e na FTC, até chegar ao cargo de Secretária Municipal de Saúde, na gestão do ex-prefeito Reinaldo Pinheiro (2005-2008), permanecendo no cargo durante o primeiro ano da gestão do ex-prefeito Luiz Amaral (2009).

O autor da indicação do título, lembrou da atuação de Stela à frente do Cosems na pior crise sanitária da história da humanidade provocada pela pandemia do coronavírus. “Stela esteve à frente da coordenação dos municípios, dedicando-se ininterruptamente por conquistas em saúde”, disse, lembrando que a homenageada foi responsável por participar de tratativas em prol da ampliação de leitos e negociações com governo estadual e federal em busca de apoio para os municípios, obtenção de testes diagnósticos, EPIs, equipamentos para UTI, sistemas de comunicação e, posteriormente, a vacinação.

A secretária estadual de Saúde,  Roberta Santana destacou o perfil gestor de Stela. “Enfrentamos juntas a pandemia considero que ela se tornou baiana de fato por sua importante contribuição aos baianos”, disse.

O deputado federal Jorge Solla afirmou que não conseguia ver Stela como carioca. “Para mim, sempre foi baiana”, disse, elogiando Hassan pela iniciativa. Aproveitou para agradecer pela amizade e parceria que sempre houve, nos diversos postos que ambos ocuparam, além de sua dedicação ao SUS. Pedro Santana, prefeito de Cabaceiras e representante da UPB no evento, destacou as qualidades profissionais da homenageada, confessando ter pela homenageada um sentimento de filho.

Em nome dos secretários municipais, falou Jaqueline Bomfim, secretária de Macaúbas, afirmando que Stela transformou o Cosems/BA em referência nacional.

Deixe um comentário