
No próximo dia 23, no São José Vila Gourmet, às 19h, estará sendo lançado o livro “Trilhas de Aprendizagem para a Educação Bilíngue de Surdos”, escrito pela professora da rede pública estadual Ivone Amorim, em parceria com o professor Wolney Gomes Almeida, pós-doutor da Universidade Estadual de Santa Cruz-Uesc. A professora Ivone Amorim, atua como professora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado-CAPE, instituição dedicada à oferta da Educação Especial para a comunidade.
“Vivemos uma era de transformações educacionais, marcada por conceitos como educação educação inclusiva, professor inclusivo, atividades adaptadas e, claro, a própria educação bilíngue de surdos. O número de estudantes com deficiência nas escolas aumentou e é essencial que os docentes estejam preparados para promover um ensino acessível e de boa qualidade”, explicou a educadora.
A professora Ivone também destacou que a educação bilíngue reconhece duas línguas fundamentais, a Libras, como primeira língua da comunidade surda brasileira – oficializada pela Lei nº 10.436, de 2002 – e a Língua Portuguesa, como segunda língua. “Em 2020, o Conselho Nacional de Educação-CNE consolidou diretrizes que recomendam o uso de Libras como idioma principal de ensino nas escolas bilíngues. Essas orientações foram incorporadas à LDB em 2021 reconhecendo formalmente essa modalidade de ensino”.