Publicidade

Publicidade

Publicidade

Golpe do WhatsApp: Saiba como identificar para não ser mais uma vítima

Fraudes pelo Whatsapp: Fique alerta

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados para troca de mensagens, fotos e vídeos. Infelizmente, criminosos se aproveitam da falta de atenção dos usuários para aplicar golpes.

 

Print recebido por uma das pessoas acessadas pelo golpista

 

O jornalista Wilson Novaes, editor do Blog do Jequié Repórter se constitui em uma nova vítima na manhã de quinta-feira (3), após receber ligação de um golpista que se identificava como responsável por um grupo formado por profissionais de imprensa e, que estaria fazendo a atualização dos seus dados. Logo após concluir a tal “atualização” e de posse dos contatos existentes na relação do celular da vítima, ele passou a disparar textos solicitando que fosse enviado um Pix na maioria deles no valor de R$ 2.990,00 valor que seria devolvido no mesmo dia. “Ao receber ligações dos amigos que receberam tal mensagem, a minha tranquilidade veio com o fato de que nenhuma dessas pessoas deu crédito a esse pedido, em meu nome”, esclarece o jornalista.

De acordo autoridades que acompanhas com certa frequência o registro do chamado  “golpe do WhatsApp”, ele se constitui num  tipo de fraude em que o criminoso se aproveita da popularidade do aplicativo para enganar pessoas e obter informações pessoais ou financeiras. Os golpistas utilizam diversas táticas para aplicar os golpes. O elemento utilizou no caso do jornalista acima citado, o de Se passar por outra pessoa: quando o golpista cria um perfil falso no WhatsApp utilizando nome e foto de uma pessoa aleatória. Geralmente, essas informações são roubadas de redes sociais. Em seguida, entra em contato com amigos e familiares da vítima e, se passando por ela solicita o envio de valores via pix,  para uma “emergência” assegurando que o valor solicitado será devolvido ainda no mesmo dia.

Deixe um comentário