Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Do analógico ao digital: Mochileira tech neta de jequieense mapeia História do Brasil

Crédito Jones Ferreira – divulgação

 

A pesquisadora independente Talita Azevedo  apaixonada por viagem, inovação e cultura brasileira, uma metodologia que tem como foco levar criatividade a programadores e entusiastas de novas tecnologias. Talita que é neta de jequieense,  desenvolveu também um mapeamento sobre lugares historicamente apagados no País.

A pesquisadora explica que este mapeamento foi realizado em dezenas de viagens nos últimos 12 meses, de modo com que eu pudesse entender um pouco mais sobre dados qualitativos de cada narrativa – e, de alguma forma, criasse uma base de conceitos para compreender um pouco melhor um pouco sobre um País tão continental quanto o Brasil.

“Quando falamos de inovação no Brasil eu gostaria de convidar às pessoas a pensarem no cenário. Qual é o cenário Brasileiro? O que está acontecendo hoje no País? O que não está acontecendo? É a partir de uma visão realista com base em indicadores que podemos pensar e produzir em soluções mais eficazes e de protagonismo regional.” sinaliza a autora natural de Campinas/SP, cidade reconhecida como potencialmente o último lugar do mundo a abolir o processo de escravização de pessoas.

O mapa apresenta diferentes perspectivas de 13 regiões entre 4 Estados Brasileiros, promovendo conhecimentos que permeiam o cenário afro-brasileiro, de sustentabilidade e construção de arquivos à memória para as próximas gerações. Atualmente está se preparando para lançar um livro como diário de bordo dessas expedições, exemplificando fotos e anotações à época.

“Na minha narrativa, tento transitar em três modalidades de tempo: passado, presente e futuro. Quando penso em passado, é muito sobre este trabalho de pesquisa histórica – onde minhas viagens são parte da grande essência disso. No segundo momento, meu entendimento é primordial sobre qual o real objetivo dessa ideia, pensando sempre no cenário do País e sua relevância como contribuição na vida de pessoas à minha volta. Dessa forma, o futuro então passa a ser a consequência destas escolhas.”

Acesse o site e visite alguns dos locais, bem como breve resumo de contexto histórico e áreas relevantes à proximidade: presentehistorico.com.br 

Deixe um comentário