![](https://jequiereporter.com/wp-content/uploads/2025/02/Adolfo-e-Ivana.jpg)
Uma decisão liminar, concedida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal-STF, afastou o deputado Adolfo Menezes (PSD), da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Adolfo foi reconduzido à presidência da Casa recentemente. Nos meios políticos o entendimento é de que é quase certo que a liminar caia e ele volte até que o mérito seja julgado.
O afastamento de Adolfo Menezes (PSD) reeleito para um terceiro mandato na presidência da Alba, até ele próprio admitia. A surpresa ficou por conta da rapidez com que houve um resultado judicial: apenas sete dias.
Durante as tratativas para a composição da mesa diretora, o presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar foi incisivo ao defender uma chapa com dois integrantes pessedistas, ao ser indicada a deputada Ivana Bastos para a vice-presidência, apoiada pela base governista. A deputada Ivana é a primeira mulher que preside o legislativo estadual baiana. Adolfo-Ivana obteve 62 votos, numa disputa com Hilton Coelho (PSOL), que registrou apenas um voto.